CI

Bactéria melhora mudas pré-brotadas

A pesquisa tem demonstrado que pode haver efeito benéfico do uso do ativo biológico


Foto: Divulgação

Uma descoberta da Embrapa pode beneficiar o desenvolvimento de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Uma bactéria é a responsável. O Bacillus aryabhattai, descoberto pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Itamar Melo, está sendo pesquisado em relação a seu potencial quando inoculado em mudas pré-brotadas e submetidas a diferentes regimes de fornecimento de água após o transplantio.

A pesquisa tem demonstrado que pode haver efeito benéfico do uso do ativo biológico, dependendo da cultivar de cana utilizada. Foi observado que o desenvolvimento das raízes também é alterado pelo ativo.

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, André May, da equipe do projeto, explica que “ao longo do período experimental foram avaliadas a mortalidade, a altura das plantas, o número de folhas, o diâmetro do colmo e número de perfilhos, além de outras características importantes.”

Ao final da pesquisa, foram medidas também a massa seca da parte aérea e a massa seca de raízes das plantas. Houve efeito do uso do ativo biológico no crescimento da parte aérea, afetando também a massa das plantas, o diâmetro e altura do colmo.

Ainda precisam ser realizados novos estudos pois o desempenho do microorganismo varia conforme a cultivar utilizada. O estudo completo foi publicado na Research, Society and Development e pode ser acessado aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.