Bactérias como alternativas aos pesticidas

ESTUDOS

Bactérias como alternativas aos pesticidas

"Temos que entender os riscos, mitigá-los e buscar um equilíbrio que funcione para todos"
Por: -Leonardo Gottems
384 acessos

Pesquisadores da Universidade de Cardiff, do País de Gales liderados por Eshwar Mahenthiralingam, querem explorar as qualidades de biopesticidas da bactéria Burkholderia enquanto controlam os efeitos adversos que podem causar à saúde de algumas pessoas. Por muitos anos, eles vêm estudando as interações entre Burkholderia e plantas para descobrir como elas protegem as plantas contra doenças. 

Os cientistas afirmam que os pesticidas químicos não apenas protegem as plantações e melhoram a produtividade dos agricultores, mas também afastam pragas em volta das casas ou impedem que a vegetação obstrua as linhas de transmissão e as rodovias. No entanto, eles também têm suas desvantagens, como sua toxicidade, que pode ameaçar alguns ecossistemas. 

Por exemplo, o colapso mundial das populações de abelhas tem sido, pelo menos parcialmente, atribuído a certas classes de pesticidas e é por isso que alguns cientistas estão experimentando um tipo diferente de controle. Em vez de produtos químicos tóxicos, pesquisadores da Universidade de Cardiff estão investigando a possibilidade de usar pesticidas vivos, algumas bactérias que protegem as plantações contra doenças. 

Os pesquisadores sequenciaram o genoma da bactéria, identificando o gene produtor de antibióticos da Burkholderia chamado Cepacin. Testes subsequentes mostraram que o gene protegia as plantas contra o amortecimento, que é uma doença fúngica do solo que afeta sementes e novas mudas. 

“Bactérias benéficas, como a Burkholderia, que evoluíram naturalmente com as plantas, têm um papel fundamental a desempenhar em um futuro sustentável. Temos que entender os riscos, mitigá-los e buscar um equilíbrio que funcione para todos”, disse o professor Mahenthiralingam. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink