CI

Bactérias como fonte de nutrientes para a produção de soja

Uma alternativa que ajuda a elevar em até 6% os índices de produtividade por meio do insumo biológico


Foto: Marcel Oliveira

Com a participação de 12% na produção de soja nacional, Goiás é um estado que vem se destacando na produção da oleaginosa. E, com o foco em aumentar ainda mais a produtividade das lavouras não só do Estado, mas de todo o Centro-Oeste, a Novozymes BioAg apresenta aos agricultores seu último lançamento, o inoculante biológico CTS 1000, uma alternativa que ajuda a elevar em até 6% os índices de produtividade por meio do insumo biológico. Ela será apresentada durante a edição 2022 da Tecnoshow Comigo, evento que ocorre entre os dias 04 a 08  de abril em Rio Verde (GO).

A nova tecnologia é composta por inoculantes biológicos de longa vida. Com baixa  dose por quilograma de sementes (1,5 g/Kg), o inoculante, voltado para tratamento industrial, é uma fonte essencial de simbiose entre planta e bactéria, onde a bactéria fornece o nitrogênio necessário para a soja crescer, se desenvolver e gerar mais produtividade. Em testes de campo realizados  na safra 2020/21 pela Novozymes BioAg, a solução apresentou resultados surpreendentes. Em uma área monitorada, o índice de produtividade com o inoculante CTS 1000 registrou um aumento de 2,9 sacas/ha comparado com a testemunha sem inoculante.

O inoculante de longa vida CTS 1000, é sólido, formulado com bactérias Bradyrhizobium elkanii e altamente compatível para o tratamento profissional antecipado de soja. “Sua baixa taxa de aplicação e alta estabilidade, que pode chegar a 24 meses, são características únicas no mercado, e fazem do CTS 1000 a melhor e mais confiável tecnologia para o manejo da cultura desde o tratamento da semente até a semeadura”, afirma Gilberto de Seixas Maia Neto, diretor de operações comerciais da Novozymes BioAg. O seu longo tempo de prateleira traz vários benefícios para o agricultor, como é o caso da comodidade do “abre e plante”. As sementes de soja já vem tratadas com CTS 1000 dos melhores sementeiros do Brasil, assim o agricultor não terá que realizar todo o processo de tratamento dessas sementes com o inoculante. 

O CTS 1000 foi desenvolvido especificamente para ser aplicado em conjunto com o Power® MAX ou Power CoMo TS®, químicas compatíveis e polímeros PolyTëk® para uso exclusivo em centros de tratamento de sementes. Segundo Gilberto Seixas, a solução é ideal para os produtores do Cerrado brasileiro. “Essa tecnologia foi desenvolvida especialmente para o Cerrado, pois sabemos dos desafios climáticos dessa parte do País e por isso estamos no Tecnoshow Comigo para apresentar esta solução que proporcionará uma agricultura mais sustentável para quem quer produzir mais neste bioma”, observa. 

Quem visitar o  estande também poderá conferir o novo Optimize PRO®. O inoculante líquido, voltado para a produção de soja, oferece resistência ao stress, sintoma muito comum em início de safra. A solução tem, no mínimo, 3 bilhões de células ativas por ml no momento do uso, sendo fortemente rentável nas condições de clima e solo do Brasil. Além disso, o Optimize PRO® conta com tecnologia de ponta para que as bactérias permaneçam viáveis na semente por muito mais tempo. 

As tecnologias de inoculação da Novozymes BioAg têm alto poder de fixação de nitrogênio e elevam a disponibilidade de nutrientes para promover o crescimento vigoroso da raiz e da cultivar, melhorando a resposta ao estresse das plantas, entre outros benefícios para as lavouras. 

informações assessoria de imprensa*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.