CI

Bagé/RS é sede de Curso de Melhoramento Genético de Bovinos

Curso aconteceu de 23 a 25 de março e reuniu 120 participantes


A terceira edição do Curso de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte – PampaPlus, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS) entre os dias 23 e 25 de março, se consolida como um dos eventos técnico-científicos mais importantes da região Sul do país. O grande número de participantes (120 no total), a qualidade do conteúdo e o nível dos palestrantes é o que ratifica a afirmação.

No primeiro dia do Curso foram proferidas as palestras do Dr. Luis Otávio Campos da Silva (Embrapa Gado de Corte – MS), Dr. Júlio Barcellos (Nespro – Ufrgs) e Dr. Carlos Nabinger (Ufrgs). No dia 24, ocorreram as palestras do Dr. José Bento Ferraz (USP), Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Júnior (Embrapa Gado de Corte); Dr. Fernando Flores Cardoso (Embrapa Pecuária Sul), Thaís Maria Bento Pires Lopa (ABHB); Joal Brazzale Leal (Embrapa Pecuária Sul); Pedro Gonzáles Brasil (ABHB) e Gustavo Isaacsson (ABHB). No última dia, os alunos tiveram aulas práticas na Embrapa Pecuária Sul e na Estância Rio Negro, de Gilberto e Gustavo Camponogara.

O médico-veterinário, Adilson Quevedo do Nascimento, aluno de pós-graduação em Produção Animal da Unipampa, participou pela primeira vez do Curso de Melhoramento e avaliou como muito bom e válido. “Valeu a pena o investimento, ouvimos bastantes novidades, principalmente na área de pesquisa de marcadores moleculares e biotecnologia”, disse o pós-graduando que já participou do Curso de Atualização e Julgamento das Raças Hereford e Braford em 2009 e já planeja sua participação na 9ª edição do Curso em 2011. Para o presidente da ABHB , Fernando Lopa, “o curso se tornou um marco em divulgação do melhoramento genético bovino e de atualização sobre novas tecnologias no âmbito do Mercosul, daí a participação de pesquisadores, técnicos e criadores dos países vizinhos. Para o ano, estamos verificando a possibilidade de trazermos palestrantes do INIA, do Uruguai, e da Universidade de Buenos Aires para contribuir com seus conhecimentos.”

O Programa de Avaliação Genética da ABHB para as raças Hereford e Braford – PampaPlus, um dos motivadores da realização do Curso de Melhoramento reúne hoje 39 criadores (sócios da ABHB) e na última avaliação foram apurados dados de 15 mil animais das raças HB. “O PampaPlus está consolidado. Este ano incluiremos a avaliação de uma importante cabanha de Braford do Uruguai no Programa. É o primeiro passo consistente e real para integração das avaliações genéticas do Braford no Mercosul”, ressalta Lopa.

Além da presença de estudantes, técnicos e profissionais da área, o evento promovido pela ABHB contou com a participação de inscritos do Brasil Central, como do estado de Mato Grosso do Sul e São Paulo, e dos três estados da região Sul. Entre as associações de raças dos países do Mercosul, as médicas veterinárias Maria Calafe e Sol Margoret, que atuam com melhoramento genético animal na Argentina, representaram a Associação Argentina de Criadores de Hereford.
As informações são da assessoria de imprensa da ABHB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.