CI

Bagé/RS recebe Fórum de Gestão Ambiental

Ação do Sebrae/RS também já foi realizada esse ano em Passo Fundo, Rosário do Sul, Guarani das Missões, Jacutinga e Pelotas


Ação do Sebrae/RS também já foi realizada esse ano em Passo Fundo, Rosário do Sul, Guarani das Missões, Jacutinga e Pelotas


O Fórum de Gestão Ambiental - Sustentabilidade no Agronegócio, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), será realizado na segunda-feira, 12 de dezembro, das 14h às 18:00h, na unidade do Sebrae (Av. Bento Gonçalves, 335). O evento conta com apoio da APROPAMPA e da COOPLANTIO.


De acordo com o gerente do setorial de Agronegócios do Sebrae/RS, João Paulo Kessler, o objetivo do encontro é mostrar aos produtores rurais, prefeituras, secretarias, sindicatos rurais, universidades e empresas algumas abordagens do tema "Gestão Ambiental", levando em consideração a necessidade cada vez mais atual de considerar a perenidade dos diferentes sistemas de produção rurais. "Buscamos discutir e interagir com os agentes do setor sobre aspectos relevantes que envolvem a tomada de decisão do produtor rural, tanto dentro da porteira como fora dela", detalha Kessler.

A programação inclui uma palestra sobre gestão ambiental da propriedade rural com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Paulo César de Faccio Carvalho, seguida pelo tema gestão ambiental e a eficiência do processo produtivo na propriedade rural, que será ministrada pelo consultor do Sebrae/RS Dr. Davi Teixeira dos Santos. Por fim, o MSc. Roberto Andrade Grecellé, também consultor do Sebrae/RS, palestrará sobre gestão ambiental na propriedade rural e os ganhos mercadológicos. Ao final das palestras, os três especialistas participarão de uma mesa redonda junto com todos os presentes.


Com toda a discussão atual sobre o novo Código Florestal, esse tema torna-se mais importante ainda. Segundo o gestor de Projetos do Agronegócio do Sebrae Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Bozzetto Hamm, é fundamental que o produtor tenha conhecimento e se sensibilize da importância em considerar aspectos de sustentabilidade ambiental no seu sistema produtivo. Segundo Hamm, uma das palestras é fundamental pois discutirá como podemos ter sistemas de produção agrícola e pecuário mais intensificados e eficientes, no entanto, menos agressivos que sistema mais extensivos. Os ganhos financeiros com a preservação ambiental também serão debatidos, principalmente no segmento da pecuária de corte à base de campos nativos, como é o caso da região do Pampa Gaúcho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.