CI

Bahia deve colher safra recorde de grãos

A previsão do IBGE e da Secretaria de Agricultura do Estado é que sejam colhidos, em 2007, mais de 5,7 milhões de toneladas de grãos


A Bahia vai registrar este ano a maior safra de grãos de sua história. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Agricultura do Estado é que sejam colhidos, em 2007, mais de 5,7 milhões de toneladas de grãos. Um dos destaques é a cultura do algodão, que superou a marca recorde de cerca de 1,05 milhão de toneladas, enquanto a produção de 2006, considerada um sucesso, foi de 810 mil de toneladas. Percentualmente, o girassol, o arroz e o milho tiveram os melhores resultados, enquanto a mamona, que vinha registrando queda na produção, reagiu e apresentou um resultado melhor em relação ao ano passado.

Outro destaque é a cultura de soja, na qual houve um incremento de quase de 300 mil toneladas, passando de aproximadamente 2 milhões de toneladas para cerca de 2,3 milhões. A produtividade, depois de uma queda em 2006, voltou a crescer, chegando a 2.700 quilos por hectare. A novidade é o crescimento da produção de arroz, que aumentou mais que o dobro, saltando de 19,7 mil toneladas para 41,7 mil toneladas. O rendimento médio subiu de 1.130 quilos por hectare para 1.920 quilos por hectare.

O milho também teve um ótimo desempenho em relação aos anos anteriores, com alta na produção, que saiu de 1,1 milhão de toneladas para cerca de 1,8 milhão de toneladas. Um das causas do bom resultado da lavoura do milho foi o incremento da produtividade. O rendimento aumentou de 1.560 quilos por hectare para 2.440 quilos por hectare.

A produção de mamona, que tinha caído para menos da metade, de 2005 (132 mil toneladas) para 2006 (68 mil toneladas), tomou novo fôlego e este ano e deve ficar em 72 mil toneladas, provavelmente impulsionada pelo potencial da fabricação de biocombustíveis. O girassol, também aplicado na produção de bioenergia, obteve um resultado notável. A produção saiu de apenas 30 toneladas em 2006 para cerca de 10 mil toneladas este ano.

Já a cultura do feijão se manteve praticamente estável. A safra de 2006 foi de 357,6 mil toneladas, enquanto a de 2007 ficou em 360 mil toneladas. As informações são da assessoria de imprensa da Faeb.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.