Bahia Farm Show alavanca agronegócio do Norte e Nordeste
CI
Agronegócio

Bahia Farm Show alavanca agronegócio do Norte e Nordeste

Evento ocorre de 28/05 1º/06 em Luís Eduardo Magalhães
Por:
Com o objetivo de difundir tecnologias e pesquisas, expor máquinas e implementos de última geração, além de facilitar a realização de negócios, será promovida, de 28 de maio a 1º de junho, a nona edição da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Organizada e promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Fundação BA, Associação dos Revendedores de Máquinas e Implementos do Oeste da Bahia (ASSOMIBA) e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, a Bahia Farm Show já é considerada a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte-Nordeste e uma das mais importantes do País. Na edição do ano passado, o evento atraiu a visitação de 60 mil pessoas e, segundo informações de agentes financeiros presentes na feira, foram prospectados R$ 595 milhões em negócios realizados pelos 180 expositores.

A feira tem se consolidado ao longo dos últimos anos, como a principal vitrine do agronegócio numa região cuja estimativa de negócios para a safra 2012/13 está na casa dos R$ 6 bilhões, numa área total de 2,25 milhões de hectares cultivados, o que representará um crescimento de 23% em relação à safra anterior. O crescimento, tanto da feira, quanto da economia regional é resultado de um processo de desenvolvimento do Oeste da Bahia promovido nos últimos 30 anos e que tem se baseado em modernos conceitos de sustentabilidade, geração de emprego e renda. 

Tratando-se da irrigação, a região possui um enorme potencial de crescimento, tanto a partir do maior aproveitamento racional dos rios perenes, quanto pela exploração eficiente do aquífero Urucuia, permitindo ampliar os atuais 110 mil hectares irrigados. Para tanto, a intenção é fomentar a realização de estudos com embasamento científico, os quais envolvem parcerias entre o Governo da Bahia e Universidades.

Com esse pano de fundo, os organizadores da Bahia Farm Show esperam que a edição deste ano repita o crescimento próximo de 5% registrado no ano passado.

Sobre a Aiba: Criada em 1990, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) é hoje a principal entidade representativa do Oeste da Bahia, uma região que tem apresentado forte crescimento, se destacando no agronegócio nacional. Atualmente a entidade reúne cerca de 1.300 produtores, que representam 95% da força de produção da região. Além de representar e defender os produtores associados, a Aiba também contribui com o esforço de desenvolver a região. Para tanto, reúne líderes, equipe de trabalho, assessoria e consultoria com condições de alavancar o desenvolvimento, a partir de um modelo próprio e sustentável. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.