CI

Bahia quer liderar produção de pescado no Brasil

Produção de pescados da Bahia aumentou 57% nos último quatro anos


De acordo com o Jornal A Tarde, de Salvador (BA), a produção de pescados da Bahia aumentou 57% nos último quatro anos, encerrando o ano de 2011 com um volume total de 121 mil toneladas. em decorrência desta produção, o Estado passou do 5º para o 3º lugar no Ranking Nacional.


A expectativa é de que, em 2012, a Bahia alcance o 2º lugar em produção de pescados no País. Tal otimismo se dá por causa da chegada, ainda este ano, de quatro barcos de pesca profissional, os primeiros do Estado, para as cooperativas de pescadores do município de Camaçari e Itacaré (Sul do Estado), com investimento total de R$ 20 milhões.

Parte da produção de pescados obtida pela Cooperativa de Camaçari, com as nova embarcações de pesca oceânica, será destinda à primeira unidade de beneficiamento e pescados, que será instalada no município provavelmente ainda este semestre, no bairro de Arembepe.

Tal unidade teá capacidade para beneficiar 500 kg de pescados por dia. A quantidade corresponde, em média, a um quarto da capacidade diária de produção dos barcos profissionais que serão fornecidos em 2012 para a Coopesc. A unidade será cedida pela Secretaria da Agicultura, Irrigaçã e Reforma Agrária da Bahia (SEAGRI) à cooperativa em concessão válida por 20 anos, com recursos do governo federal da ordem de R$ 330 mil.


Com destaque para Paulo Afonso, a capacidade de produção de alevinos no Estado também registrou aumento: de 15 milhões para 65 milhões. No ano de 2011, a Bahia produziu 35 milhões de alevinos, dentre os quais 30 milhões foram distribuídos para os psicultores.

A produção de alevinos ainda irá aumentar. A recém-inaugurada estação de Caiçara em Paulo Afonso, vai produzir 15 milhões de alevinos e pretende se tornar a maior estação de psicultura pública do Brasil.

Outra medida que deve avançar a pesa marítima na Bahia é a conclusão dos terminais marítimos de Salvador e Ilhéus, prevista para esse ano, com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.