CI

Bahia recebe 15 novas unidades de fiscalização agropecuária


A partir desta semana, a Bahia passará a contar com mais 15 unidades de fiscalização e vigilância sanitária animal e vegetal, que se somarão às 43 já instaladas. Os novos equipamentos serão apresentados nesta terça-feira (21-12) pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) e Delegacia Federal de Agricultura da Bahia (DFA/BA) aos representantes da cadeia produtiva do agronegócio baiano. O material foi comprado com parte da verba de R$ 1,7 milhão transferida à Adab, por meio de convênio, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante a solenidade, marcada para as 15h desta terça, no pátio da Abab, em Salvador, também serão apresentadas oito unidades volantes. Com isso, a Bahia ficará com 28 equipamentos móveis de fiscalização, informa o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Luciano Figueiredo. O estado conta ainda com 416 escritórios municipais, 70 gerências e 15 coordenadorias regionais.

Integrante do Circuito Pecuário Leste, a Bahia é livre de febre aftosa com vacinação. Com um rebanho bovino de quase 10 milhões de cabeças, o estado realiza campanhas de vacinação em março e setembro. A pecuária baiana tem cerca de nove milhões de caprinos e ovinos, 12 milhões de aves (frango de corte e postura) e seis mil avestruzes.

Na agricultura, a Bahia tem como destaques a soja, o milho, o feijão, o café e o algodão. “O estado também é um importante produtor de citros (laranja e limão), com uma produção anual de 1,5 milhão de toneladas”, ressalta Figueiredo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.