CI

Bahia trabalha para aumentar produção de leite

Projeto com foco em gestão capacita pecuaristas de forma participativa


Projeto com foco em gestão capacita pecuaristas de forma participativa

Da ASN/BA (Salvador) - Grande potencial e pouca produção levaram o Sebrae na Bahia a trabalhar com foco na gestão junto a produtores de leite. O estado detém o terceiro maior rebanho de vacas leiteiras do Brasil. Perde apenas para Minas Gerais e Goiás. No entanto, contribui com apenas 3,45% do leite produzido no País. “Em 2008, fizemos uma análise do setor, que apontou baixa produtividade”, destaca a analista do Atendimento Coletivo em Agronegócios do Sebrae na Bahia Célia Fernandes.

Para mudar esse quadro, foi criado o Geraleite, parceria do sistema Faeb/Senar (Federação da Agricultura do Estado da Bahia e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o Sebrae. O projeto é voltado aos grupos de propriedades leiteiras ligadas a uma agroindústria. “O Geraleite atua em toda a cadeia produtiva, desde o insumo, passando pela produção, até a indústria”, explica Luiz Sande, gerente da Faeb/Senar. A participação é de todos. “Não falamos apenas o que o produtor precisa fazer; fazemos junto com ele. Planejamos, monitoramos com toda a equipe, sempre com foco na gestão das empresas rurais”, complementa.

Gargalos

Desconhecimento da utilização de tecnologia de produção, falta de especialização de mão de obra e uso inadequado de recursos naturais são algumas das principais razões da baixa produtividade da bovinocultura leiteira da Bahia. O projeto Geraleite foi inspirado nas experiências de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. “Em Minas, conhecemos o Educampo, e no Rio, visitamos o Balde Cheio. Assim, descobrimos que a Bahia queria mais, pois a nossa proposta é capacitar o produtor para que ele mesmo perceba a viabilidade do seu próprio negócio”, explica Fernandes.

O projeto já alcança 71 municípios baianos e 368 produtores. O atendimento aos produtores é sempre feito por meio de cooperativas. Erivaldo Carlos, que integra a Associação dos Produtores de Leite do Vale dos Rios das Contas de Ipiaú (Aproleite), no sudoeste da Bahia, participa do Geraleite e recebe capacitações nas áreas de gestão, controle de custos e financeira, além de assistência técnica para aumentar a produção de leite.

Segundo Erivaldo, que está há mais de dois anos no projeto, no início sua produção era de apenas 35 litros de leite por dia e hoje são 150 litros. “Antes da consultoria do Sebrae eu não tinha o hábito de planejar, anotar os custos, fazer orçamento. Depois disso, passei a fazer todo mês o monitoramento de tudo que entra e que sai. Tenho todo o acompanhamento financeiro e o meu plano é aumentar a produção para 300 litros por dia”, adianta.
 
Informe-se sobre os projetos do Sebrae de Leite e Derivados

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.