CI

Baixa nos estoques de algodão elevam preço do produto em Mato Grosso

Expectativa é que as exportações diminuam nos próximos meses, diz Imea


Expectativa é que as exportações diminuam nos próximos meses, diz Imea

Com os estoques baixos, o preço do algodão pago em Mato Grosso teve alta de 30% desde o início do ano. O mercado da pluma ainda sinaliza para a baixa oferta do produto no mercado externo. A previsão é de queda na exportações nos próximos meses, acompanhando o volume dos estoques no estado.


Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os preços do algodão acumulam alta de 30% desde janeiro deste ano e ganhos diários de 1% durante a semana. Em Campo Verde a semana encerrou com a pluma cotada a R$ 63,6 a arroba e em Sorriso a R$ 63/@. Apesar dos preços, as compras do mercado externo também estão em alta.

Nos primeiros dois meses deste ano, a venda externa da pluma chegou a 73 mil toneladas em Mato Grosso. Em janeiro foram 42 mil toneladas e em fevereiro, 31 mil toneladas. Em meados de fevereiro a produção da safra 2011/12 encontrava-se 89% comercializada, e neste mês as vendas atingem 93% da produção.


De acordo com o Imea, as reservas de caroço de algodão estão praticamente zeradas, 100% da produção já foi comercializada, restando volumes insignificantes no oeste e noroeste do Estado. Já para a safra 2012/13, com o reajuste de queda na produção, foram comercializados 60% da produção estimada de 616 mil toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.