CI

Baixa pressão reforça as instabilidades

Chuvas devem ser na forma de fortes temporais


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

Nesta quarta-feira (17/08) o surgimento de uma nova região de baixa pressão sobre o oeste da região sul, reforça as instabilidades da frente fria que já atua na região. Além disso, temos o forte suporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica, contribuindo ainda mais para a formação das nuvens carregadas. 

Essa combinação de fatores vai promover as condições de chuvas significativas, onde os índices que medem o grau das instabilidades apontam para valores representativos. Essas chuvas deverão ser na forma de temporais, acompanhados de trovoadas e eventualmente a queda de granizo. 

As áreas com o maior potencial para este tipo de evento ficam entre o noroeste Gaúcho até o sudoeste do Paraná. Pontualmente, as chuvas devem passar dos 70 mm ao longo do período em áreas do oeste Catarinense e metade oeste do Paraná. 

Vale o alerta de que as instabilidades fortes podem ocorrer em praticamente todas as áreas da região sul, com exceção do sul Gaúcho e litoral Sul de Santa Catarina. 

Ainda nesta quarta, os termômetros não vão indicar marcas tão baixas. Contudo, o dia terá pouca amplitude térmica, ou seja, pouca diferença entre as mínimas e máximas registradas.  

A tendência é que na próxima madrugada, a massa de ar frio avance de forma significativa sobre a região, derrubando as temperaturas. Até o final da semana, temos condições para marcas negativas e formação de geadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.