Baixas temperaturas sobre a implantação do arroz
CI
Imagem: Pixabay
AGRICULTURA

Baixas temperaturas sobre a implantação do arroz

No RS, a pesquisa recomenda a utilização de cultivares com bom vigor inicial
Por:

O arroz é considerado uma cultura sensível à variabilidade climática. Em geral, quando as exigências da cultura são satisfeitas, obtêm-se bons níveis de produtividade. E quando isso não ocorre, podem-se acontecer frustrações de safras, que serão proporcionais à duração e à intensidade das condições meteorológicas.

Tanto a germinação como a emergência das plântulas podem ser retardadas em mais de 20 dias, sobretudo nas cultivares mais sensíveis. Em geral, as folhas das plântulas tornam-se cloróticas e apresentam uma taxa de crescimento muito baixa.

De acordo com publicação da Embrapa, no Rio Grande do Sul, mais sujeito a baixas temperaturas na época de implantação da cultura do arroz, a pesquisa recomenda a utilização, na medida do possível, de cultivares com bom vigor inicial, e que a semeadura não seja efetuada antes que a temperatura se estabilize acima de 12°C, no início da primavera.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.