Baixo valor de grãos beneficia mercado de aves e suínos

Agronegócio

Baixo valor de grãos beneficia mercado de aves e suínos

Por:
1 acessos

O consultor de agricultura da Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural), engenheiro agrônomo Laurindo Petelinkar, acredita que as boas expectativas de aumento da colheita da safra de verão não devem se repetir nos preços de grãos e, com isso, podendo favorecer mercado de aves e suínos. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram um crescimento de quase 66% da safra 2004/2005, podendo chegar a 5,4 milhões de toneladas.

O levantamento, divulgado antes do Natal, não levou em conta as perdas dos agricultores de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com os temporais na região. Outra boa notícia é o aumento da área plantada. Na última safra de verão, os produtores plantaram em 1.807.958 hectares, desta vez são 2.013.000, recorde para a agricultura de Mato Grosso do Sul.

Apesar dos números positivos para a agricultura do Estado, os agricultores não devem colher nos preços esse crescimento da safra. Segundo Laurindo Petelinkar, com uma oferta ainda maior os produtores devem perder nos preços. “A vantagem competitiva ficará para as carnes, principalmente aves e suínos”, afirmou o engenheiro. Os preços baixos da soja devem incentivar a queda também das rações para essas criações.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink