CI

Balanço positivo marca encerramento do XXI Conird em Petrolina-PE


O Semiárido nordestino já pode começar a produzir em larga escala e com boas perspectivas, culturas como o café e cacau irrigados. O sinal verde foi um dos resultados positivos do XXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird, que reuniu em Petrolina-PE, entre os dias 20 e 25 deste mês, um público de cerca de 500 pessoas, entre representantes do setor produtivo, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes e fabricantes de equipamentos e insumos. Cultivos de clima temperado, como o caquizeiro, pastagens irrigadas para produção intensiva de carne, leite, pele e o desenvolvimento do agroturismo, também são outras opções que podem ser implementadas.


Outra boa notícia anunciada durante o XXI Conird, foi dada pelo próprio ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho durante a conferência de abertura, onde destacou as principais metas da nova política nacional de irrigação, que pretende, entre outros avanços, dobrar em quatro anos a área irrigada do país e implantar o Programa de Irrigação para o Semiárido, com o aporte de mais 200 mil hectares de perímetros irrigados nos Estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Ceará.

O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos também comemorou os bons frutos do encontro, enfatizando o grande passo que foi dado visando a implantação do Plano Diretor em Agricultura Irrigada para o Estado. O Governo de Pernambuco dividiu com a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem- ABID e o Ministério da Integração Nacional, a realização do evento, que debateu ainda temas, a exemplo de mercado interno e externo – cenários e tendências, alternativas de exploração agrícola/pecuária; gestão e sustentabilidade econômica, social e ambiental, além do foco nas oportunidades de negócios.
Programação

Com uma programação diversificada, o XXI Conird realizou 12 oficinas apresentando ao final, um seminário com as conclusões e propostas. Três concorridos seminários trataram de temas como manejo e eficiência da água para irrigação. As quatro conferências, que mantinham sempre o auditório principal lotado, evidenciaram o trabalho da recém-criada Secretaria Nacional de Irrigação, revitalização, reservação e produtividade da água, além do empreendedorismo na agricultura irrigada.

Dois workshops com conferencistas internacionais chamaram a atenção para a fertirrigação e drenagem/ salinidade e as sessão pôsteres apresentaram 249 trabalhos técnico-científicos selecionados em todo Brasil. O XXI Conird também contabilizou a realização de inúmeros negócios e o início de muitos outros na feira montada no pátio externo do Sest/Senat. Em exposição, os estandes mostravam os avanços da agricultura irrigada destacando os principais fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos do país.


Encerrando o Congresso, que acontece em dois e dois anos na região Nordeste – o próximo candidato a sediar o Conird é a Bahia, foram realizados dois Dias de Campo, onde os participantes tiveram uma verdadeira aula de produção orgânica de frutas e hortaliças no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE e conheceram uma grande estrutura de produção em vitivinicultura no Semiárido, a Vinícola Vini Brasil, em Lagoa Grande-PE.

“O XXI Conird representou muito para todos nós. Um evento de integração tecnológica, fórum para discussões, troca de experiências e atualização de informações com o foco direcionado também para a segurança hídrica, alimentar, energética e ambiental. Certamente, um encontro que vai descortinar novos horizontes. O momento foi oportuno e escolhemos Petrolina, o lugar ideal para as interlocuções, sinergismos, complementaridades e empreendedorismo na agricultura irrigada, que fazemos hoje no Brasil e que é exemplo para todo o mundo”, concluiu o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem – ABID e coordenador geral do XXI Conird, Helvecio Mattana Saturnino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.