CI

Bananicultores recebem maquinário agrícola do Governo Municipal de SC

Foram investidos aproximadamente R$ 100 mil na compra dos materiais



Pensando em melhorar as condições de trabalho, diminuir a mão de obra braçal e dar maior rapidez e eficácia nos tratos culturais a agricultores que cultivam banana, a Administração Municipal assinaram o termo de cessão de uso e entregaram, às 17 horas de sábado (28/06), no salão da Igreja do bairro Quarta Linha, um Trator Agrícola 4x4 de 75 cavalos, uma pá carregadeira dianteira e um distribuidor de calcário e adubo para os agricultores familiares vinculados à Associação dos bananicultores de Criciúma (Abacri).

A aquisição dos implementos agrícolas foi feita através de uma emenda parlamentar do deputado Federal Ronaldo Benedet e Administração Municipal. Foram investidos aproximadamente R$ 100 mil na compra dos materiais que serão utilizados para correção das ruas e avenidas dos bananais e adubação das plantas.

Conforme o gerente de Agricultura e Agronegócio, Salomão Roman da Silveira, Criciúma possui 880 hectares de bananas plantados e em torno de 150 bananicultores. “Temos cadastrados na nossa Gerência em torno de 1100 agricultores familiares, sendo que, destes, 500 são mulheres, totalizando 45% no comando. Esse é um dos motivos que nos levam buscar estas máquinas, pois mesmo elas tendo força e muita disposição para trabalhar em alguns momentos o procedimento se torna difícil”, declarou Silveira.

Este é a primeira vez que os bananicultores são contemplados com os maquinários agrícolas, sendo esta uma forma de mostrar o retorno dos impostos e uma das políticas de desenvolvimento social da Administração Municipal, na avaliação de Silveira. Segundo o gerente, estes implementos ajudarão de maneira relevante os produtores, especialmente no cultivo e manutenção da produção. “Sem esses equipamentos esses produtores tinham que espalhar os produtos de forma manual. O prefeito e o vice têm apoiado o Setor de Agricultura por meio de apoio técnico, financeiro e tecnológico para as organizações formais de agricultores e agricultoras”, destacou.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom Criciúma

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.