Bancada ruralista do RS quer visita de ministros na quarta-feira

Agronegócio

Bancada ruralista do RS quer visita de ministros na quarta-feira

Por:
1 acessos

Uma reunião na Comissão de Agricultura da Câmara Federal, na quarta-feira (23-02), em Brasília, pode ser decisiva para a vinda dos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues; da Integração Nacional, Ciro Gomes; e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto ao Estado. A expectativa é da bancada gaúcha, que mostrará os resultados da viagem deste fim de semana, em regiões afetadas pela seca no RS.

Conforme o deputado Jerônimo Goergen (PP), já há perdas de 60% em lavouras de soja em Esperança do Sul, na região Celeiro. O ex-ministro Francisco Turra (PP) ampliou que em Palmeira das Missões "já há perdas totais" na oleaginosa. Entre os pleitos, adiantou Turra, estão a "prorrogação dos débitos de custeio e investimento, liberação imediata do Proagro Mais e socorro às comunidades sem água potável".

Goergen reforçou que é unânime, entre os 98 municípios próximos à região de Santo Augusto, a decretação de situação de emergência no RS. O pedido, entregue em janeiro ao governador Germano Rigotto, será reforçado. O deputado Turra, no entanto, diz que "o governador afirmou que a Procuradoria Geral entende que isso não é possível sob pena de tirar força de um município que não esteja em situação emergencial".

Hoje será a vez da Fecoagro pedir no Mapa a prorrogação de pagamentos referentes à lavoura de inverno. O presidente Rui Polidoro Pinto também quer, no mínimo, mais dois leilões de PEP para escoar 200 mil toneladas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink