Banco Central autoriza renegociação das operações de Crédito Rural para produtores rurais afetados pela seca

Agronegócio

Banco Central autoriza renegociação das operações de Crédito Rural para produtores rurais afetados pela seca

Conselho autorizou nesta quarta-feira (14.09)
Por:
1665 acessos

O Conselho Monetário Nacional autorizou, nesta quarta-feira (14/09), em reunião extraordinária, por meio da Resolução 4.519 do Banco Central, a renegociação das operações de crédito rural de custeio e investimentos contratadas por produtores rurais que enfrentaram dificuldades e prejuízos, em consequência da estiagem e seca nos estados do Espírito Santo, Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e na região Centro-Oeste. 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Comunicado Técnico de sua Comissão Nacional de Política Agrícola, considerou que a medida adotada pelo governo atende à reivindicação do setor agropecuário apresentada aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fazenda.

A Resolução do Banco Central permite a renegociação das dívidas dos produtores rurais e suas cooperativas que estavam em situação de adimplência em 31 de dezembro de 2015, inclusive as operações que já haviam sido prorrogadas. Nas operações de custeio, o prazo de reembolso foi fixado em cinco anos, de acordo com a renda e a capacidade de pagamento do produtor. Nas operações de investimento, as parcelas de 2016 foram prorrogadas para até um ano após o vencimento do contrato, para cada parcela prorrogada, mantidos os encargos contratuais.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink