CI

Banco do Nordeste e Embrapa promovem ciclo de seminários virtuais sobre cajucultura

O tema da palestra é "Manejo, poda e adubação de pomares de cajueiro"


Foto: Pixabay

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre a cultura do caju, tendo em vista maior ganho de produtividade, o Banco do Nordeste e a Embrapa dão início, na próxima quarta-feira, dia 24, a uma série de seminários virtuais, com periodicidade mensal, sobre cajucultura. O tema da palestra é "Manejo, poda e adubação de pomares de cajueiro".

Raimundo Nonato Martins, técnico da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), será o responsável pela formação. Profissional de vasta experiência de campo, Martins atuou como supervisor do Campo Experimental da Embrapa no município de Pacajus (CE).  A transmissão ocorrerá a partir das 18h no canal da Embrapa no Youtube: https://youtu.be/LmHD_3cSSlM 

Não é necessário fazer inscrição de forma antecipada. A ação integra o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter). Produtores de três territórios atendidos pelo programa deverão participar dessa capacitação remota: Território Vale do Guaribas (Piauí), Território Litoral Leste Cearense (Ceará) e Território do Mato Grande 1 (Rio Grande do Norte).

Em 2021, a Embrapa Agroindústria Tropical realiza uma série de lives, lançamentos de publicações e ferramentas de comunicação voltadas à cajucultura, seguindo o calendário da cultura. O objetivo é aproximar ainda mais os produtores rurais das tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pela empresa. O ciclo de seminários em parceria com o Prodeter, do BNB, soma-se a esse esforço, conforme Ricardo Moura, analista do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Unidade e um dos mediadores do seminário.

Para o gerente executivo do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e coordenador do Prodeter, Paulo Dídimo, a parceria com a Embrapa para a realização da capacitação é bastante relevante, visto consistir em uma ação conjunta dos três territórios contemplados, que priorizam a atividade de cajucultura. Ainda de acordo com o gestor do BNB, outro destaque da iniciativa refere-se ao fato da mesma beneficiar não somente produtores dos três Estados envolvidos, mas também, por ser virtual, demais produtores e interessados no tema, independentemente de suas localizações.

Cajucultura

A cultura do cajueiro é explorada por aproximadamente 170 mil produtores, dos quais 70% são pequenos agricultores com áreas inferiores a 20 hectares. Estima-se que a atividade gere em torno de 250 mil empregos diretos e indiretos. Na Região Nordeste, sua importância é ainda maior, pois a demanda por mão-de-obra para a colheita coincide com o período de entressafra das culturas anuais de subsistência, ou seja, o segundo semestre do ano.

Nos últimos dez anos, a produção brasileira anual de caju declinou a uma taxa de 4,96%. Entre 2012 e 2018, houve uma redução da área colhida de cerca de 20%, em função da deficiência hídrica causada por uma estiagem histórica no Nordeste. Os pomares de baixa produtividade precisam ser substituídos para que os espaços abandonados possam ser recuperados. Plantio de material genético de qualidade de cajueiro-anão e manejo adequado de solo e das plantas são estratégias importantes para a revitalização da atividade, conforme os técnicos da Embrapa. Essas e outras dicas serão ministradas ao longo do ciclo.

Prodeter

Lançado em 2016, o Prodeter trabalha a partir dos eixos da sustentabilidade social, econômica e ambiental. A sustentabilidade social é garantida pelo incentivo ao associativismo e pelas ações coletivas coordenadas pelos comitês locais. A dimensão econômica é fortalecida pelos incentivos à capacitação dos produtores, que resulta na incorporação de inovações e aumento da capacidade produtiva. Já a sustentabilidade ambiental é fortalecida pela agregação do conhecimento técnico e científico e conhecimento prático dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.