CI

Barter e CRA são cerca de 40% das vendas da Basf

Troca de produtos por insumos é grande destaque da empresa


Entre as modalidades de negociação oferecidas pela multinacional alemã Basf, a ferramenta de troca de produtos por insumos, mais conhecida como barter, e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são responsáveis por aproximadamente 40% das vendas totais da companhia no Brasil. É o que diz um comunicado divulgado nesta quarta-feira (11.01).

De acordo com dados revelados pela empresa, o crédito liberado pelo governo federal para custeio da produção agrícola corresponde de 40% a 50% da necessidade total do mercado como um todo. Somente o barter representa aproximadamente 30% das vendas de defensivos da Basf no Brasil. Entre os cultivos que mais utilizam essa ferramenta estão a soja, o café, o milho e o algodão. Uma estimativa da companhia prevê que neste ano mais de 720 mil toneladas de soja serão comercializadas através de operações em barter.

A modalidade de barter cresce a cada ano, principalmente pela limitação de crédito e volatilidade dos preços das commodities. A BASF vê o barter como uma ferramenta que traz mais segurança para a cadeia agrícola, alavanca o crédito para o produtor e mitiga problemas de recebimento”, afirma João Bento Reis, gerente de Operações Estruturadas e Commodities da BASF.

No caso das captações de recebíveis com a emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio, as operações foram quadruplicadas na comparação com o ano passado através de 24 distribuidores da empresa.

Nosso objetivo é mostrar ao setor que o CRA também é uma alternativa atraente para facilitar o acesso ao crédito e corroborar para a saúde financeira dos nossos clientes. Essa ferramenta tem crescido nos últimos dois anos, principalmente na região sul do país. Hoje, quase 10% das vendas de insumos da BASF são originadas pelo CRA”, destaca João Bento Reis.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.