CI

Base da sanidade avícola, vacinas apresentam baixo custo produtivo

Vacinação compreende monos de 1% dos custos do frango


Responsáveis por garantir a saúde das aves, a vacinação compreende monos de 1% dos custos do frango

O planejamento assertivo do programa de vacinação do plantel é um fator determinante para o sucesso da produção. Porém, para que o plano seja adequado é imprescindível compreender as etapas da imunidade das aves.

Nos primeiros dias de vida, a imunidade passiva é responsável pela proteção dos pintos. Formada através dos anticorpos maternos que são passados diretamente da matriz para os jovens animais, esse tipo de proteção tem uma duração determinada e garante imunização por apenas algumas semanas após o nascimento, por isso, para desenvolver todo seu potencial e estarem preparadas para os desafios enfrentados no campo, as aves precisam produzir os anticorpos protetivos através das vacinas.

Além de estimular na criação das defesas do sistema imunológico e garantir a proteção das aves em todo o seu ciclo de vida, as vacinas são responsáveis por menos de 1% do custo produtivo, um valor pequeno em relação ao seu impacto direto no negócio.

“O investimento na sanidade não deve ser ignorado, pois qualquer economia feita nesse item pode trazer um prejuízo muito maior no futuro da produção”, comenta o Gerente de Marketing da Unidade de Aves da Ceva Saúde Animal, Marco Aurélio Lopes.

Em busca de melhores práticas de manejo sanitário, a maioria dos produtores tem concentrado a vacinação das aves em um ambiente controlado, o incubatório. Nesse espaço é possível realizar a vacinação In-Ovo, que além de ser altamente eficaz, proporciona maior economia para o produtor.

Sempre em busca da inovação, a Ceva Saúde Animal desenvolveu o Programa de Controle de Pontos Chaves de Imunização no Incubatório, conhecido como CHICK Program.

Criado para assegurar a padronização da imunização das aves, o programa inclui cinco áreas foco: vacinas, equipamentos, técnica de vacinação, monitoramento e diagnóstico, experiência e formação.

“O objetivo do Chick Program é criar um processo seguro e homogêneo onde todas as aves são vacinadas corretamente, além de assegurar a melhor utilização de vacinas da Ceva”, explica Lopes.

Além do programa, a empresa também oferece, por meio da Ecat-ID, a tecnologia da automação da vacinação In- Ovo. “Nossa equipe vai a campo em cada incubatório e faz a avaliação da necessidade de cada cliente, depois criamos um projeto personalizado que atenda as demandas dele”, finaliza Lopes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.