CI

BASF alerta produtores para controle do arroz vermelho no 5º Seminário de Arroz, em TO

Palestra sobre o Sistema de Produção Clearfield® é destaque no seminário


Atualmente, Tocantins é o quinto estado brasileiro com maior produção de arroz, com aumento em torno de 2,5% na safra 2009. Em virtude deste avanço, a BASF participará do 5° Seminário da Cadeia Produtiva do Arroz, que ocorre nos dias 27 e 28 de agosto de 2009, no auditório da Câmara Municipal da Lagoa da Confusão (TO).

Com objetivo de fortalecer o setor arrozeiro e impulsionar o desenvolvimento do cultivo em virtude do ambiente produtivo, serão realizadas 12 palestras nos dois dias do Seminário. Um dos destaques do primeiro dia será a palestra do gerente de projetos Clearfield® da BASF, Airton Leites, sobre o Sistema de Produção Clearfield®. “É de extrema importância para os produtores de Arroz do Tocantins estar informados sobre o manejo apropriado do Sistema Clearfield®, pois o uso inadequado pode resultar em plantas de arroz vermelho resistente, bem como na perda da única alternativa disponível no mercado para o controle dessa invasora”, ressalta.

Arroz Vermelho é uma invasora de difícil controle pelo elevado grau de infestação em áreas contaminadas. Por ser da mesma espécie do arroz cultivado, o manejo requer uma combinação de diferentes práticas culturais, sendo que uma das mais eficientes alternativas consiste na utilização do Sistema de Produção Clearfield® Arroz, que combina cultivares e híbridos resistentes ao herbicida para o controle do arroz vermelho, utilizando um Programa de Monitoramento continuo.

A BASF, em parceria com o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) e outras entidades do setor, lançou, em março desse ano, a Campanha “Todos Unidos Contra o Arroz Vermelho” com recomendações importantes para os arrozeiros. “Vale ressaltar a necessidade de conscientização para o uso de herbicida registrado, nas doses recomendadas, manejo de água e observar o controle de escapes, buscando a sustentabilidade do setor”, explica Leites. As informações são da assessoria de imprensa da Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.