Basf alia desenvolvimento sustentável na gestão dos negócios
O investimento social da empresa tem foco na promoção do desenvolvimento comunitário
A combinação de sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social é um diferencial da Basf, que fez a prática dos princípios do desenvolvimento sustentável integrar a sua estratégia de negócios ao incorporar uma análise de sustentabilidade na gestão de suas atividades. “Temos uma missão social: valorizar a cidadania por meio do comprometimento com as comunidades interna e externa, investindo recursos e conhecimento para o desenvolvimento social, respeitando a cultura e a necessidade das comunidades e do meio ambiente”, afirma Rolf-Dieter Acker, presidente da Basf para a América do Sul.
O investimento social da empresa tem foco na promoção do desenvolvimento comunitário, tendo como estratégia básica a educação, nas áreas de saúde, meio ambiente, educação e cultura, priorizando as comunidades onde a Basf atua ou possua interesse. A responsabilidade social corporativa fortalece a propagação dos princípios e valores da companhia, contribui para a construção de relacionamentos sólidos com suas partes interessadas e ajuda a gerar novos negócios. Em 2006, a Basf destinou cerca de € 1,93 milhão (um milhão, novecentos e trinta mil euros) em projetos socioambientais beneficiando mais de 23 mil pessoas na América do Sul.
Negócios sustentáveis:
Entre 2004 e 2006, gerentes de departamento, diretores e vice-presidentes da Basf no Brasil passaram por treinamentos de implementação de uma metodologia que estimula o gerenciamento da sustentabilidade nos processos e nas estratégias dos diversos negócios da empresa. Trata-se da Matriz da Sustentabilidade. Em 2007 o grande desafio será iniciar o desenvolvimento da competência organizacional.
O trabalho foi concluído com o mapeamento das iniciativas sustentáveis em andamento na empresa. No total, são 216 ações incluindo processos corporativos e relacionados diretamente aos negócios. “A matriz mostra que a Basf é uma empresa geradora de riqueza, conceito mais amplo que apenas o de geração de lucro. Trabalhamos pela continuidade de nossa empresa, de nossos stakeholders e do meio ambiente onde operamos. O mapeamento é o marco zero da implementação de uma das diretrizes da estratégia 2015 da empresa: assegurar o desenvolvimento sustentável”, afirma Rui Goerck, presidente do Comitê de Sustentabilidade e vice-presidente da Basf para a América do Sul.
No Brasil, a Basf é a única indústria química a adotar a Matriz da Sustentabilidade, como uma metodologia de avaliação de suas estratégias e impactos. O trabalho teve o apoio das consultorias Atitude e Rever Consulting, em parceria com a AccountAbility, organização internacional que fornece padrões para uma contabilidade mais ética e transparente. “Para avaliar a estratégia, levantamos em conta tudo o que a empresa faz no aspecto social, ambiental ou de transparência e ética. Também analisamos riscos de operação, concorrência”, explica Luis Eduardo Iseppe, sócio da Rever.
O cruzamento das questões de negócio (como valor do negócio, receita e acesso ao mercado) com as de responsabilidade corporativa (como ética, valores e relacionamento com públicos estratégicos), permite a leitura dos pontos de concentração no mapeamento realizado com as diversas áreas.
Resultados:
A atuação responsável da Basf tem sido reconhecida pelo mercado e premiada. Um dos atributos que diferenciam a Basf no mercado é a integração transparente e efetiva das práticas ambientais e sociais aos negócios. Reforça essa postura o comprometimento com os preceitos do Global Compact, do Instituto Ethos, da Fundação Abrinq, do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), entre outros, e os reconhecimentos conquistados.
Pelo terceiro ano consecutivo no Brasil, a empresa figura entre as 10 empresas-modelo do Guia Exame de Boa Cidadania Corporativa. A publicação analisou a relação entre prioridades estratégicas de 201 empresas, suas práticas de gestão e as questões relevantes de sustentabilidade. As empresas também responderam a um questionário, baseado nos Indicadores do Instituto Ethos, sobre valores e transparência, meio ambiente e relacionamento com os públicos (funcionários, consumidores, clientes, fornecedores, comunidade, sociedade e governo). A Basf obteve média 8,6 na avaliação dos indicadores, excetuando-se relacionamento com funcionários e fornecedores. Em conseqüência dessa constatação, um dos desafios para 2007 é melhorar ainda mais o diálogo com esses públicos.
A Basf também foi eleita a mais admirada do setor químico no Brasil, segundo pesquisa da revista CartaCapital e TNS InterScience Informação e Tecnologia com mais de 1.800 executivos de 600 empresas, em 49 diferentes setores.
Segundo seus colaboradores, a empresa é uma das Melhores Empresas para Trabalhar, segundo o Guia Você S/A – Exame, uma das publicações mais respeitadas do País. Entre 500 empresas analisadas, a Basf despontou como uma das 150 melhores. Em todos os países da América do Sul o diálogo é incentivado. Tanto é assim que a organização também está entre as 10 melhores para trabalhar na região, de acordo com pesquisa do Instituto Great Place to Work, com 420 mil funcionários de 1.183 empresas de nove países. Sondagens realizadas por importantes publicações na Argentina, Venezuela, Uruguai, Colômbia e Peru também reconheceram a Basf.
A Basf tem longo histórico de investimento social privado que contempla as áreas de educação, meio ambiente, saúde, segurança, emprego, geração de renda, ética, capacitação profissional e diversidade. As informações são da assessoria de imprensa da Basf.