CI

BASF é referência em sustentabilidade

Empresa é destaque do Guia Exame de Sustentabilidade pelo 5º ano consecutivo


Pelo quinto ano consecutivo, a BASF é uma das 20 empresas-modelo entre as 128 subsidiárias de multinacionais e companhias brasileiras avaliadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2008, publicação da editora Abril, junto com o Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getúlio Vargas.

A publicação traz um estudo completo sobre as estratégias, compromissos e as melhores práticas empresariais nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômico-financeira e social.

“Obter o reconhecimento de empresa-modelo em sustentabilidade torna ainda mais desafiadora a atuação e a manutenção da posição de destaque da BASF em um mercado onde as empresas buscam cada vez mais as melhores práticas nessa área. Além disso, reforça nosso comprometimento em consolidar esse conceito como um valor na empresa e na vida”, afirma Rolf-Dieter Acker, presidente para a América do Sul.

Esse é um reconhecimento à estratégia da BASF de integrar as práticas ambientais e sociais aos modelos de negócios. Acker revela que o espírito inovador é o conceito-chave para implementar a política de sustentabilidade. “Frente aos novos desafios impostos pela crise ambiental, social e agora econômica, não podemos ignorar nosso papel na construção de um futuro sustentável. Tanto as empresas quanto os indivíduos devem chamar para si essa responsabilidade”, ressalta.

Sustentabilidade na gestão

A BASF é a única empresa do segmento químico entre as empresas consideradas modelo. Para a empresa, a sustentabilidade é uma competência que dever ser desenvolvida diariamente por todos os colaboradores para se tornar organizacional.

“Esta é mais uma conquista que reflete o trabalho individual de cada um dos colaboradores na busca por soluções inovadoras que podem contribuir para um futuro melhor”, afirma Ana Lúcia Suzuki, gerente de responsabilidade social corporativa da BASF. “Além disso, é mais uma demonstração de que as soluções que desenvolvemos estão em acordo com as necessidades e as expectativas da sociedade”, conclui.

O reconhecimento

Esse anuário é fruto de uma parceria da revista EXAME com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (CVces), da Fundação Getúlio Vargas.

A análise teve quatro etapas. Na primeira, as empresas participantes preencheram um questionário, dividido em quatro partes. Uma das partes aborda questões introdutórias sobre transparência e governança corporativa, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. As demais tratam das dimensões econômico-financeira, social e ambiental. Os critérios dessa última dimensão receberam ponderações diferentes na avaliação final, dependendo do setor de atuação da empresa e de seu impacto no meio ambiente. As respostas foram analisadas estatisticamente, de forma a excluir empresas que tiveram desempenho abaixo da média em qualquer das dimensões do questionário.

Com base nessa análise, uma lista de 35 empresas foi submetida à decisão de sete membros do conselho consultivo da publicação que escolheram as 20 empresas- modelo de 2008. As informações são da assessoria de imprensa da BASF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.