CI

Basf espera lançar cana transgênica em 2020

Variedade pode ser até 25% mais produtiva do que as convencionais


A cana transgênica pode ser até 25% mais produtiva do que as convencionais

As empresas Basf e Bayer têm um acordo de pesquisa na área de melhoramento genético e biotecnologia de cana-de-açúcar com o CTC. A Basf já considera lançar a cana transgênica em 2020.

Durante apresentação no evento Cana Show em Piracicaba, a pesquisadora Sabrina Moutinho Chabregas, especialista em Biotecnologia, explicou que a cana transgênica pode ser até 25% mais produtiva do que as convencionais.

A Basf e Bayer são parceiras do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desde 2009 e 2010, respectivamente, e trabalham em segmentos diferentes dentro da pesquisa.

"Nosso trabalho com a Basf é mais focado no aumento da produtividade e tolerância à seca, enquanto a linha de pesquisa da Bayer é com foco no aumento de açúcar", explica a pesquisadora.

Segundo Luiz Louzano, diretor de biotecnologia da Basf, a produção agrícola precisa dobrar em 40 anos. "Para que isso ocorra precisamos evoluir na pesquisa e descobertas de genes."

Louzano explica que o estudo visa aumentar em 20% a produção de cana trabalhando com a combinação de genes e germoplasmas. "Temos uma meta otimista de lançar a cana transgênica em 2020", destaca.

O Brasil é o segundo no ranking de adoção da biotecnologia. O país já possui cinco variedades de soja, oito de algodão, uma de feijão e 18 de milho.

Da safra nacional de 2010, 46,20% da soja é geneticamente modificada, seguida por 55% da produção de milho.

* O repórter viajou a convite do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.