BASF participa do Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja
CI
Imagem: Marcel Oliveira
SOJA

BASF participa do Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja

Julho é o mês de conhecer os campeões de produtividade de soja da safra 2019/20
Por: -Eliza Maliszewski

 A BASF participará do Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil  (CESB), onde serão conhecidos os agricultores que tiveram os melhores resultados de produtividade nas lavouras de soja na última safra. Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez, o evento será totalmente online.

A BASF tem mostrado consistência nos resultados apresentados pelo CESB, por meio de seu portfólio de soluções e um programa de manejo eficiente na cultura de soja que contribuem para o aumento de qualidade e produtividade das lavouras. São 21 agricultores que venceram o Desafio utilizando alguma solução da BASF, entre fungicidas, inseticidas, herbicidas e tecnologias para o tratamento de sementes.

“Os resultados positivos alcançados no Desafio de Máxima Produtividade reforçam o comprometimento da empresa com a longevidade da produção de soja sustentável no Brasil. A BASF acredita que é possível produzir cada vez mais por unidade de área com uso de tecnologia e realizando um manejo correto e eficiente das plantações, otimizando os recursos disponíveis”, ressalta Eduardo Novaes, diretor de Marketing da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF no Brasil.

Na safra 2018/19, as soluções desenvolvidas pela BASF contribuíram para que os agricultores alcançassem altas produtividades nas lavouras inscritas no Desafio do CESB. O campeão nacional no sistema irrigado foi o sojicultor Maurício De Bortoli, do município de Cruz Alta (RS) que obteve uma produtividade de 123,88 sacas por hectare.

Além dele, mais três campeões utilizaram o portfólio da empresa: Rafael Tolotti, da fazenda Tolotti, localizada no município de Erval Seco (RS) com produtividade de 123,50 sacas por hectare, Matheus Grossi Terceiro, de Patrocínio (MG), que obteve uma produtividade de 110,45 sacas por hectare e o produtor João Antônio Gorgen, que colheu 96,89 sacas por hectare no município de Riachão das Neves (BA). 

“A BASF se orgulha em apoiar o legado dos agricultores campeões de produtividade. A cada edição do Desafio, ficamos ainda mais satisfeitos por termos contribuído com a história de sucesso dos agricultores premiados”, destaca Alexandre Alves, consultor de Marketing Soja da BASF no Brasil.

Nesta 12ª edição do Desafio, o Comitê recebeu 5.204 mil inscrições, número 18,3% maior do que o realizado na safra passada, quando participaram 4.400 sojicultores.

A premiação é dividida em duas categorias: soja irrigada e sequeiro. Na primeira, é premiado o campeão nacional de produtividade; na segunda, além do vencedor nacional, são reconhecidos os melhores resultados das regiões sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste.

Estudo de ecoeficiência na lavoura de soja 

Durante o evento, será apresentado o resultado de um estudo desenvolvido pela Fundação Espaço Eco. O objetivo é mensurar o impacto ambiental e econômico de produtores de soja que participam do Desafio de Máxima Produtividade do CESB 2020, para, a partir disso, e de forma experimental, consolidar a Análise de Ecoeficiência como um novo indicador ambiental a ser analisado nas próximas edições do Desafio.

“A metodologia de mensuração de Ecoeficiência considera todos os aspectos ambientais dos insumos e recursos utilizados para produção (diesel, defensivos, fertilizantes etc.), além das emissões que ocorrem no campo durante a atividade agrícola. É uma importante ferramenta para a gestão dos recursos e, por consequência, no aumento de produtividade”, explica Rodolfo Viana, Diretor-Presidente da Fundação Espaço Eco.

Sobre Fórum Desafio Máxima Produtividade de Soja CESB

Data: 14 de julho de 2020

Horário: 8h20 (horário de Brasília)

Inscrições: www.cesbrasil.org.br 

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas nos sites do CESB e da Elevagro


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink