CI

Basf quer prevenir acidentes domésticos em Juazeiro (BA)

Os resultados desta etapa do projeto serão apresentados em evento nesta quarta-feira


Orientar crianças, professores e pais para a prevenção aos acidentes domésticos com produtos químicos. Este é o principal objetivo do Projeto Química na Vida – Como Prevenir Acidentes Domésticos, uma iniciativa inovadora da Basf, empresa fornecedora de produtos para agricultura e consciente de seu papel social. Os resultados desta etapa do projeto, promovida na região de Juazeiro (BA), serão apresentados em evento nesta quarta-feira (30-11), a partir das 7h30, no auditório da Escola Municipal Pró Menor, localizada no município.

Mais de 10 mil alunos de 57 escolas da região participaram diretamente das atividades do projeto de julho a novembro deste ano. Contando com a colaboração das escolas, pais e responsáveis, amigos e a comunidade em geral para o desenvolvimento das ações, no total, foi possível atingir mais de 20 mil pessoas no período.

Esta etapa do projeto em Juazeiro contou com o importante apoio da Juagro (Distribuidor Basf) e da prefeitura municipal. Promovido entre julho e novembro deste ano, o Projeto Química na Vida – Como Prevenir Acidentes Domésticos foi desenvolvido de forma pioneira na cidade de Juazeiro na Bahia, principal pólo de fruticultura tropical do País.

Basf ensina como prevenir acidentes domésticos:

Atualmente, há mais de 20 milhões de substâncias químicas artificiais catalogadas. Diariamente as pessoas entram em contato com mais de 150 mil delas. Produtos químicos fazem parte do nosso dia-a-dia e nos trazem inúmeros benefícios e alguns riscos. Os maiores inimigos dos produtos químicos são a desinformação, o descuido e o descaso das pessoas. As estatísticas apontam que grande parte dos acidentes com produtos químicos ocorrem dentro de ambientes domésticos, onde as maiores vítimas são as crianças.

O projeto Química na Vida – Como Prevenir Acidentes Domésticos consiste na realização de um conjunto de ações educativas nas escolas, voltadas para a conscientização de crianças, pais e professores sobre os riscos e benefícios dos produtos químicos.

Após um piloto realizado em São José de Ubá (RJ), em novembro de 2005, a Basf em parceria com a Juagro (Distribuidor Basf) e com a prefeitura municipal de Juazeiro (BA), lançou o projeto para a região em julho de 2006. Após o sucesso desta etapa, a iniciativa segue, em 2007, para outra região do Brasil ainda a ser definida.

A Basf realizou pesquisas e buscou o ajuda de especialistas na área de toxicologia e pedagogia para desenvolver um filme em desenho animado com 12 minutos de duração, intitulado “Produtos Químicos - Como prevenir acidentes domésticos”. Além do filme educativo, a empresa desenvolveu outros materiais de apoio, como cartilha, manual de orientação para professores, ficha para cadastramento de professores, pais ou responsáveis e alunos.

No piloto realizado em novembro de 2005 em São José de Ubá (RJ), que possui cerca de 8 mil habitantes, sendo que aproximadamente a metade da população vive na zona rural. A cidade possui cerca de mil produtores e é conhecida como a capital do tomate na região noroeste fluminense. Mais de mil pessoas foram atingidas com o projeto. Esta iniciativa da Basf foi muito bem avaliada pelos professores, pais e responsáveis dos alunos, encorajando a empresa a aplicar o projeto em Juazeiro (BA). As informações são da assessoria de imprensa da Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.