CI

Batata-doce rica em vitamina A é tema de dias-de-campo em Goiás

A idéia do projeto é contribuir para a formação dos técnicos que atuarão como multiplicadores em suas regiões


Produtores, extensionistas, além de professores e alunos de escolas técnicas do estado de Goiás conhecerão a batata-doce Beauregard, uma nova cultivar de polpa alaranjada que a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) está recomendando aos produtores do Brasil. O material é a estrela de três dias-de-campo que acontecem nesta terça-feira 12, na quarta-feira13 e no dia 19 deste mês de abril, nos campi do Instituto Federal Goiânio (IF Goiâno), de Ceres, Urutaí e Rio Verde, respectivamente.

Além da Beauregard, serão apresentados outros nove materiais de batata-doce em fase de desenvolvimento e também informações sobre tratos culturais, controle de pragas e doenças e pós-colheita. Está prevista ainda a degustação de produtos à base da batata-doce de polpa alaranjada.

Os eventos fazem parte do projeto “Transferência de tecnologias em sistemas de produção agrícola sustentáveis como estratégia para capacitação de agentes multiplicadores no Estado de Goiás”, que integra, além da Unidade e do IF Goiano, a Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do seu Escritório de Negócios em Goiânia, a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (Fetaeg) e Empresa Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO).

A iniciativa está levando informações sobre produção sustentável de frutas, hortaliças e grãos para estudantes de nível médio e superior, professores, extensionistas e agricultores, tornando-os agentes multiplicadores. “A idéia do projeto é contribuir para a formação dos técnicos que atuarão como multiplicadores em suas regiões”, afirma o agrônomo Werito Melo, da Embrapa Hortaliças, ao destacar que as áreas dos dias-de-campo foram montadas com a participação de alunos das escolas técnicas.

Segundo o agrônomo, os dias-de-campo estão entre os primeiros resultados do projeto, que está implantando unidades demonstrativas e de validação nos campi do Instituto Federal Goiano em todo o estado e promovendo palestras, cursos e outros dias-de-campo nas escolas técnicas.

Material mais nutritivo

A cultivar Beauregard é um dos produtos que integram o programa Biofort, uma iniciativa que congrega 11 centros de pesquisa da Embrapa, além de outras instituições parceiras. O objetivo do projeto é desenvolver alimentos naturais com quantidades de nutrientes capazes de suprir a necessidade nutricional do corpo humano.

A cor alaranjada da polpa da batata-doce Beauregard está relacionada à presença de carotenóides pró-vitamina A, que são convertidos em vitamina A pelo organismo. Além consumo in natura, a Embrapa está desenvolvendo uma farinha de batata-doce, que pode ser adicionada à merenda escolar e em cestas básicas, como uma alternativa para suprir a carência de carotenóides, principalmente em crianças em idades escolar.

IV Reunião de Biofortificação

A IV Reunião de Biofortificação no Brasil está confirmada para o período de 10 a 15 de julho deste ano, no centro de convenções do Rio Poty Hotel, em Teresina. São esperados pelo menos 200 participantes entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que são membros da rede de biofortificação no Brasil, América Latina e Estados Unidos; ligados à cadeia de produção do arroz, abóbora, feijão, feijão-caupi, mandioca, milho, batata-doce e trigo.

Devem participar também professores, estudantes, extensionistas, técnicas de agroindústrias, empresários O comitê técnico-científico do evento prevê, no mínimo, a apresentação de 100 trabalhos na forma de pôsteres. Os trabalhos serão publicados na forma de resumos expandidos nos Anais da reunião. Eles serão disponibilizados em CD-ROM e neste site do Projeto BioFORT.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Hortaliças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.