CI

Batata roxa pode combater anemia

"Existem várias combinações que contribuíram para esta batata selecionada"


Cientistas de Cusco, no Peru, desenvolveram uma variedade de batata apelidada de "Kulli", que contém altos níveis de ferro, zinco e antioxidantes, com o objetivo de combater a desnutrição e a anemia nas regiões mais pobres do país e do mundo. A batata Kulli foi desenvolvida pelo melhoramento convencional, neste caso, pela seleção e cruzamento das melhores batatas com as características desejadas. 

De acordo com Luis Alberto Tumpay Sucno, cientista da Zurite, que desenvolveu o produto, para obter essa variedade, foram feitos retrocruzamentos com cerca de 12 variedades de batatas nativas. "Existem várias combinações que contribuíram para esta batata selecionada", disse ele. 

Para liberar este produto para os agricultores, 10 anos de pesquisa e desenvolvimento tiveram que ser feitos pelos cientistas. O Ministro da Agricultura e Irrigação, Gustavo Mostajo, foi até o distrito Zurite para liderar a apresentação da variedade INIA Kulli Papa, que foi estudado e produzido por cientistas do Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA). Ele disse que a geração de novas variedades de tubérculo andino não só visando a obtenção de melhores rendimentos e resistência de campo às principais doenças que afetam a cultura, mas vai acrescentar aos esforços do governo para combater a desnutrição e anemia na população, especialmente nas áreas andinas altas e os cinturões de pobreza nas cidades.  

Mostajo observou que a variedade de batata roxa é o resultado de melhoramento genético em tubérculos, onde especialistas pesquisados fortificação deste item alimentos, que contribuem para o aumento das concentrações de ferro e zinco, o que elevará a qualidade dos alimentos, especialmente da população infantil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.