CI

Bayer Seeds analisa produção de sementes transgênicas


A Bayer Seeds, empresa independente da Bayer Holding AG, testou quatro sementes transgênicas no Brasil, mas congelou novos projetos. A empresa espera a decisão do governo local sobre liberação e comercialização dos grãos transgênicos para montar um a nova estratégia de atuação no Brasil. No cronograma da multinacional alemã, as reuniões sobre o assunto já começaram e em meados deste ano um novo plano de vôo deverá ser finalizado.

O coordenador de Regulamentação em Biotecnologia da Bayer Seeds no País, Denis Lima, afirma que a empresa já testou algodão, milho, arroz e soja, desde 1996. A empresa possui, mundialmente, tecnologias em sorgo e canola, mas estas não foram testadas no País. Nos Estados Unidos e Canadá, países onde a Bayer Seeds tem maior atividade em todo o mundo, os quatro tipos de sementes da Bayer Seeds já são cultivadas, além do sorgo e da canola. Mas o executivo não soube informar em quantos hectares.

A comercialização da soja no Brasil chegou a ser liberada em 1998, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), mas órgãos ambientais do governo e ONGs impediram o andamento tanto do plantio como da comercialização em escala. Assim, no final de 2003, a soja transgênica plantada no País recebeu liberação para venda. "Mas a decisão não abriu precedente para o cultivo massivo do grão", lembra Denis Lima.

A Bayer Seeds não sabe, também, se o arroz e o milho transgênicos serão liberados para plantio este ano. O projeto de cultivo em Uberlândia (MG) ficou na dependência de licenciamentos ambientais. "Há projetos para irem à campo, mas não temos as licenças", conta Lima.

O mecanismo da transgenia nas sementes da Bayer Seeds segue a tecnologia Liberty Link, semelhante à da Monsanto para a soja. No milho, um gene de herbicida é associado a um de proteína entre os 40 mil genes que compõem a semente. O milho para consumo hum ano não apresenta toxicidade, porque o herbicida entra na rota do metabolismo da planta, ao mesmo tempo repelindo determinadas pragas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.