BB pretende emitir Letras de Crédito Agrícolas

Agronegócio

BB pretende emitir Letras de Crédito Agrícolas

Por:
1 acessos

O Banco do Brasil (BB) espera colocar em operação em até 40 dias o primeiro título agropecuário autorizado pelo governo. A meta é movimentar até R$ 4 bilhões com as Letras de Crédito Agrícolas (LCAs). As LCAs são lastreadas pelas Cédulas de Produto Rural (CPR), papel avalizado pela instituição. Ainda no primeiro semestre, o banco pretende também trabalhar com os Certificados de Depósito Agropecuário (CDAs), títulos que servirão para alavancar recursos para o setor produtivo.

"É uma possibilidade de o banco ampliar seus negócios na área agrícola e o produtor conseguir recursos a taxas menos onerosas", afirma José Carlos Vaz, gerente-executivo de Agronegócios do Banco do Brasil. Segundo ele, atualmente as CPRs da instituição movimentam R$ 4 bilhões e, hipoteticamente, o banco poderia negociar esse volume com os novos títulos. Outra vantagem apontada por Vaz é que as empresas que vierem a emitir títulos como os CDAs - agroindústrias ou cooperativas - poderão ter capital de giro e repassar aos produtores o ganho financeiro.

Os primeiros papéis a serem lançados pelo banco servirão de financiamento indireto ao produtor, que venderá à instituição suas CPRs, transformadas em letras para serem negociadas no mercado financeiro. No caso do CDA, o crédito é direto, pois ao emitir o papel, o agricultor pode financiar a armazenagem do produto. O título poderá ser comercializado diversas vezes, com a incidência do IOF apenas na última operação.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink