CI

Bélgica proíbe biodiesel de palma

Indonésia agora tenta retaliação


Foto: Pixabay

A Indonésia, principal produtora de óleo de palma e biocombustível derivado dessa fruta, lançou campanha para proibir a importação de laticínios da Bélgica, depois que seu ministro do Clima, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Acordo Verde, Zakia Khattabi, proibiu a entrada de biodiesel de palma para o país. A decisão da Bélgica, de acordo com a implementação da Diretiva de Energia Renovável II da União Europeia (EU RED II), veio após uma medida semelhante tomada pela França e Lituânia. 

Em seu site oficial, o Parlamento indonésio publicou os comentários do Dr. Herman Khaeron, membro do Comitê de Comércio Internacional, que recomendou publicamente a proibição dos produtos lácteos belgas. 

A decisão da Bélgica foi “um ato de protecionismo comercial” que “prejudicará diretamente os pequenos produtores de óleo de palma na Indonésia. […] A Indonésia deve dar uma resposta forte. O governo belga decidiu iniciar uma guerra comercial e este ato hostil tem consequências”, disse o ministro. 

Mais adiante, os comentários de Khaeron dizem que “o óleo de palma indonésio é o óleo vegetal mais sustentável do mundo hoje. Ele fornece renda, segurança, energia renovável e melhores oportunidades de vida para milhões de pequenos agricultores em toda a Indonésia. É muito lamentável que o Governo belga tenha decidido optar pelo conflito de cooperação ”. 

O Conselho dos Países Produtores de Óleo de Palma (CPOPC) enviou uma carta em 24 de maio ao primeiro-ministro belga Alexander De Croo, contestando os planos de seu país de proibir o uso do óleo de palma como biocombustível no próximo ano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.