CI

Bem-estar dos animais aumenta produtividade

A fazenda Vista Alegre recebeu neste mês de novembro o treinamento “Manejo Racional e Bem-Estar Animal de Bovinos com foco em bovinocultura leiteira"


Para os especialistas, estamos vivendo uma época na qual se busca maior respeito nas relações com os animais, tanto na criação quanto na utilização deles como alimento e força motriz. A fazenda Vista Alegre, que fica no município de Manga, Norte de Minas, recebeu neste mês de novembro o treinamento “Manejo Racional e Bem-Estar Animal de Bovinos com foco em bovinocultura leiteira”. O curso teve a participação de produtores e trabalhadores rurais e foi realizado numa parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Manga e o SENAR Minas.

Durante a capacitação, ministrada pela veterinária e instrutora  Flaviane Afonso Ferreira, eles foram orientados sobre a utilização das técnicas de manejo racional e também foram conscientizados sobre a importância de uma boa relação entre homem e animal.

Os participantes ainda  receberam explicações sobre comportamento dos bovinos, técnicas de manejo gentil, manejo em diferentes categorias animais, embarque e desembarque dos bovinos, antes e pós transporte obedecendo às técnicas de manejo gentil, uso do pastejo rotacionado, condução dos animais, preparo das novilhas de primeira cria para a ordenha gentil, dentre outras.

O produtor rural Edvaldo Alkimim disse que o treinamento foi muito bom e as técnicas importantes para o aprimoramento das atividades no campo - principalmente no que se refere a pecuária leiteira. “Não sabia que o bem-estar animal poderia interferir tanto na produção dos animais”, comemorou. O que chamou a atenção do produtor também foram as cinco liberdades e os cinco princípios, as técnicas de amansamento de novilhas usando cordas sobre os animais, uso do cotonete e bandeiras de sacos brancos em varas de bambu, escovas e condicionamento nas salas de ordenhas e limpeza dos úberes.

A instrutora acredita que, após o treinamento, os participantes irão trabalhar de forma mais eficiente, respeitando o comportamento animal. "Usando as técnicas de manejo racional eles aumentarão a rentabilidade da atividade, pois terão aumento na eficiência reprodutiva dos animais, na produção e qualidade do leite. Melhoria também na saúde e vida útil do animal, além de atender a uma demanda do mercado, que cada dia exige mais o manejo correto dos animais", explicou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.