CI

Bezerro atinge ganho de peso superior 2kg/dia na Max Performance

2ª edição da prova recebe mais de 100 animais e resultados comprovam qualidade genética da raça Senepol


Depois de mais de quatro meses de prova, a equipe organizadora da 2ª MAX Performance Senepol divulgou o resultado do teste de desempenho realizado em 2016. Este ano, a prova contou com a participação de 107 animais, sendo 59 machos e 48 fêmeas, de 22 criatórios.

“Cresceu a quantidade de animais, garantindo avaliação de grande variabilidade genética e comprovando com ainda mais precisão a qualidade dos animais”, comemora o organizador Nilson Gamba Júnior, contando que o crescimento do número de inscritos foi 150% maior do que o ano passado, quando foram 40 participantes. 

Este ano, o grande campeão foi 3M 033, entre os machos, e BARRA 072 se destacou entre as fêmeas. Os dois foram os melhores avaliados na soma de mais de 10 características. Entre elas, estão Peso, Perímetro Escrotal, Espessura de Gordura Subcutânea, Marmoreio, Conformação e Musculatura. “São pontos importantes que mostram que a prova busca identificar animais harmônicos precoces e produtivos, valorizando os fatores que o mercado procura. Sem dúvida o teste é uma ferramenta que contribui para o melhoramento genético da raça Senepol”, ressalta o organizador.

Entre os resultados que chamaram a atenção estão GPD (Ganho de Peso Diário) de mais de 2,1kg entre os machos e 1,8kg entre as fêmeas. A média diária do lote ficou em 1,330kg, entre os machos, e superior a 1kg/dia também entre as fêmeas.  

Alguns dos melhores animais avaliados na prova serão leiloados no dia 3 de dezembro, em remate com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi (14h). A equipe da ABS fará avaliação nas próximas semanas dos touros. Em 2015, um reprodutor que participou da prova foi contratado pela Central. 

A prova. A MAX performance Senepol foi realizada em confinamento a céu aberto na Fazenda Santa Juliana, no município de Mote Alegre de Minas - MG. Ao todo, foram 130 dias de prova, sendo 40 dias de adaptação e, posteriormente, pesagem para adequação da dieta mensalmente. 

O teste de desempenho foi idealizado em 2014 pelo engenheiro agrônomo Nilson Gamba e pelo médico Antônio Donizete de Sena Pereira, ambos criadores de Senepol há cerca de seis anos, sendo a primeira edição da prova realizada em 2015. Além da ABS, são parceiros da prova: a IVB, o programa Geneplus Embrapa, a R&S Consultoria, a Cesaro Comércio e Representação Ltda, a Aval e a ABCB Senepol.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.