BHP também busca acordo em potássio

Agronegócio

BHP também busca acordo em potássio

Os mesmos rumores que, nesta quinta-feira, envolveram Vale e Mosaic, circularam no mercado internacional há apenas uma semana, mas com a BHP Billiton como protagonista
Por:
309 acessos

Os mesmos rumores que, na quinta-feira (16), envolveram Vale e Mosaic, circularam no mercado internacional há apenas uma semana, mas com a BHP Billiton como protagonista no lugar da mineradora brasileira. Na ocasião, as ações da BHP fecharam em baixa, como ocorrido na quinta-feira (16) com a Vale.

Analistas apressaram-se em dar seus pareceres sobre a eventualidade de um acordo entre Vale e Mosaic - caso do Bank of America-Merrill Lynch, que acredita que "outros candidatos, como a BHP", podem apresentar ofertas mais vantajosas. Soa como se esta tivesse saído atrás daquela na corrida. Como provou a movimentação do mercado há uma semana - com os mesmos rumores, embora com um dos nomes diferente -, não parece ser esse o caso.

A mineração de fostato e potássio tem sido pródiga em rumores nos últimos meses. A mesma BHP Billiton, potencial competidora da Vale em uma tentativa de acerto com a Mosaic, segundo os comentários desta quinta-feira, teria apresentado há poucos meses uma proposta de 18 bilhões de libras esterlinas para ficar com a canadense Potash Corp., reportou o diário inglês "Daily Telegraph" em sua edição da última sexta-feira.

Ainda no mercado de potássio, as canadenses Western Potash, Potash One e Athabasca Potash foram citadas, de um mês para cá, como outros potenciais alvos do apetite da BHP, segundo a imprensa internacional. A indústria, ao menos nos rumores, está aquecida nas últimas semanas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink