CI

Bienal da Agricultura discutirá importantes temas do setor

O evento ocorrerá em Cuiabá-MT nos dias 8 e 9 de agosto

A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, que ocorrerá em Cuiabá-MT nos dias 8 e 9 de agosto, abordará temas transversais do setor como logística, mão de obra, novas tecnologias e cobrança de royalties, política agrícola e o futuro do agronegócio. Esta será a segunda edição do evento realizado pelas Federações de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Mato Grosso do Sul (Famasul), Goiás (Faeg) e Distrito Federal (Fape-DF). 

"Queremos reunir os produtores rurais da região em torno das características e desafios que os unem para dar visibilidade às suas reivindicações. A Bienal foi planejada para ser um evento de vanguarda e formar a opinião dos produtores rurais sobre questões estratégicas para o futuro do agronegócio. A ideia é não trazer só informação, mas sim gerar conhecimento para o produtor rural do Brasil Central", comenta o presidente da Famato e coordenador geral do evento, Rui Prado. 

Segundo o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, além de debater os assuntos que estão em pauta no agronegócio, a Bienal também irá olhar para o futuro do setor. "No caso da captura de royalties, por exemplo, iremos discutir como as empresas farão as cobranças sob novas tecnologias no futuro, já que é preciso debater um modelo de captura de valor que remunere quem faz a pesquisa, mas que também seja justo com quem está pagando", comenta Paludo. 

A falta de mão de obra no campo também será destaque no evento. "Temos que encontrar soluções para resolver os problemas com a falta de mão de obra especializada. A tecnologia está cada vez mais avançada no setor e precisamos de pessoal com conhecimento, habilidade e vocação para trabalhar no agronegócio. Buscaremos alternativas para conseguir manter estes talentos no campo", destaca o presidente da Faeg, José Mário Schreiner. 

Programação - Além das palestras com especialistas renomados, haverá uma programação paralela com workshop sobre Jornalismo Agropecuário, reuniões das Câmaras Setoriais do Mapa (soja, algodão e insumos), reunião das Comissões Nacionais de Trabalho e Previdência da CNA, Fórum dos Secretários Estaduais de Agricultura, Fórum Empresarial do Centro-Oeste, entre outros. 

O evento é destinado a produtores rurais, pesquisadores, técnicos e extensionistas, fornecedores e distribuidores das cadeias produtivas do agronegócio, lideranças de entidades governamentais e não governamentais. 

Com informações da Assessoria Bienal da Agricultura 2013

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.