Bilionário britânico lança primeiro trem europeu a biodiesel

Agronegócio

Bilionário britânico lança primeiro trem europeu a biodiesel

Veículo é abastecido com mistura que inclui 20% de biodiesel
Por:
0 acessos

O compromisso do bilionário britânico Richard Branson com o combate ao aquecimento global avançou nessa quinta-feira (07-06), com a primeira viagem de um trem de passageiros da Europa abastecido com biodiesel. O trajeto foi de Londres a Gales do Norte.

A companhia de Branson, a Virgin Trains, colocou um dos trens em um teste de seis meses, abastecido com uma mistura que inclui 20% de biodiesel. O empresário diz que toda a frota pode, no futuro, ser abastecida com a mistura.

O biodiesel utilizado nas locomotivas será feito principalmente a partir de colza produzida no Reino Unidos, misturada com óleo de soja norte-americano e óleo de palma do Extremo Oriente.

O futuro primeiro-ministro britânico e atual ministro das Finanças, Gordon Brown, compareceu à partida do trem depois de ter facilitado o teste ao permitir uma cobrança diferenciada de impostos.

"Existe a possibilidade de chegarmos a 100% de biodiesel se os motores forem modificados", afirmou Branson em uma entrevista.

Branson comprometeu-se a gastar todo o lucro das companhias ferroviária e aérea que controla com iniciativas contra o aquecimento global. Ele planeja em 2008 realizar um vôo experimental com um avião de passageiros utilizando biodiesel.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink