CI

Bill Gates pede investimento dobrado em sementes

Os pesquisadores agrícolas agora têm ferramentas que lhes permitem criar sementes resistentes a vários estresses


Para apoiar pequenos agricultores, é importante dobrar o investimento em inovações tecnológicas para desenvolver novas sementes resistentes ao calor, seca, umidade e pragas, disse Bill Gates, bilionário filantropo e magnata da tecnologia. Gates estava falando em uma conferência internacional de estatística agrícola na segunda-feira. 

“Mencione a Revolução Verde, como fundações como Rockefeller e Ford foram capazes de apoiar um trabalho incrível de pessoas como Norman Borlaug. Hoje, diante das mudanças climáticas e da desigualdade das dificuldades diante dos agricultores, precisamos dobrar. Precisamos mais que dobrar nosso investimento na fabricação dessas sementes inovadoras e, particularmente, as que estão disponíveis ao público”, afirmou ele. 

Os pesquisadores agrícolas agora têm ferramentas que lhes permitem criar sementes resistentes a vários estresses, disse Gates, oferecendo o exemplo do desenvolvimento de cereais e legumes secos, mais tolerantes à seca. "Este é um caso em que as sementes estão no laboratório, mas temos muito trabalho a fazer para colocá-las nas mãos dos agricultores, especialmente os pequenos agricultores", disse ele, acrescentando que o envolvimento do setor privado nessa inovação também foi crítico. 

A declaração de Gates ocorre mesmo quando o Centro planeja introduzir um novo Projeto de Lei de Sementes nesta sessão do Parlamento, que inclui um mecanismo de limite de preço que as empresas de sementes dizem que irá reprimir a inovação e o desenvolvimento de novas sementes. Os grupos de agricultores, por outro lado, pediram um controle mais rigoroso de preço e qualidade para garantir que os pequenos e marginais agricultores não recebam os benefícios. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.