CI

Bioativador orgânico controla nematoides

Laudos atestam mortalidade e penetração dos nematoides em soja, milho, feijão e algodão


Foto: Arquivo Agrolink

Um “bioativador” 100% orgânico e eficaz no combate aos nematoides foi uma grande novidade apresentada no 37º Congresso Brasileiro de Nematologia. Produzido pela Ingal Agrotecnologia, o insumo biológico “Organic Bloom” foi desenvolvido em parceria com a brasileira Universidade Federal de Santa Maria e conta com o selo IBD de Certificação Internacional de Produto Orgânico.

O Organic Bloom é um bioativador vegetal à base de ácido fítico (fósforo orgânico), ácido orgânico multifuncional com potencial quelante – que é extraído do farelo de arroz –, e aminoácidos provenientes do farelo de soja não transgênica, que cria uma proteção segura contra estresses bióticos e abióticos.

De acordo com a fabricante, sua ação antioxidante ajuda na assimilação de nutrientes, combate o envelhecimento da planta, auxilia na germinação, aumenta o volume de raízes e contribui para a manutenção de micro-organismos. “Ao usar esse produto, os agricultores começaram a notar o controle de nematoides”, afirma Cristiane dos Reis, engenheira agrônoma e diretora de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Ingal Agrotecnologia. 

De acordo com ela, foram contratados laudos de mortalidade e penetração dos nematoides em soja, milho, feijão e algodão. O resultado foi que o Organic Bloom atingiu eficácia de controle de nematoides como Meloidogyne, pratylenchus, heterodera e rotylenchulus.

“Estamos aprofundando os estudos, mas sabemos que ele provavelmente age no sistema digestivo dos nematoides. Por isso utilizamos como um Bioativador vegetal que tem potencial no combate aos nematoides”, explica Cristiane dos Reis. A engenheira agrônoma aponta que o Organic Bloom representa “segurança de dentro para fora da planta, proporciona mais resistência, mais produtividade e maior qualidade ao grão”.

Organic Bloom pode ser utilizado em todas as culturas, e sua aplicação é via solo podendo ser aplicado via semente, sulco de plantio, fertirrigação e em parte aérea da planta. Segundo a Ingal Agrotecnologia, o bioativador é compatível com outros produtos, sem necessidade de alterações no manejo.

Com o tema “Nematoides: ciência, tecnologia e inovação”, o 37º Congresso Brasileiro de Nematologia ocorreu na cidade de Ribeirão Preto entre os dias 1º a 4 de Agosto de 2022.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.