CI

Biodiesel goiano sustenta produção na região Centro-Oeste


Cerca de 120 mil toneladas de soja foram colhidas na safra 2007/08, em área plantada de 47,57 mil hectares. No mesmo período, mais de 950 famílias foram assistidas pelo programa Lavoura Comunitária. Esses números colocam Goiás na condição de Estado exportador de matéria-prima para a fabricação de biodiesel, perfazendo 10% da produção na região Centro-Oeste. A expectativa para a safra 2008/09 é colher cerca de 140 mil toneladas, com 57,08 mil hectares plantados. Os números chegam no momento em que o governo federal anuncia, hoje, o aumento para 4% (B4) na mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel mineral comercializado no País.

As informações foram repassadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seagro), adiantando que, por meio da Resolução nº 2/2009, o Comitê Nacional de Política Energética (CNPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), determina a mudança com a utilização de biodiesel sintetizado a partir de oleaginosas como soja, mamona, palma e girassol.

Como resultado, a modificação já aponta procura adicional de 420 milhões de litros, aumentando o consumo de biodiesel para 1,26 bilhão de litros. Como reflexo, a gradativa ampliaçao do porcentual resulta em valorização das matérias-primas oleaginosas, com o consequente desenvolvimento da indústria nacional de bens e serviços. Com a vantagem suplementar de estimular a participação da agricultura familiar no processo de produção de oleaginosas.

Substituição do diesel

Outro reflexo positivo é a consequente substituição do diesel importado - produto fóssil e poluente - por combustível nacional, limpo e renovável. A expectativa é que o Brasil reforce, ainda este ano, a participação da agroenergia na matriz energética com o acréscimo de 200 milhões de litros na produção nacional do produto (B100). Com isso, as principais regiões produtoras de Goiás já se preparam para saltos mais ambiciosos.

Para a safra 2008-09, a prospecção de empresas que já atuam em Goiás é de que 1.914 famílias (incremento de 14% em relação à safra anterior) sejam assistidas pelo programa Agricultura Familiar. No total, 35 hectares de área plantada são reservados a cada uma das famílias cadastradas. Goiás já responde por 10% das compras do produto resultante do trabalho nesta modalidade de produção, em toda a região Centro-Oeste.

Para a safra 2009-10, o cenário é ainda mais animador, com expectativa de alcançar 15% do total comercializado na região Centro-Oeste, a despeito de eventuais dificuldades enfrentadas por famílias de agricultores e empresas voltadas ao segmento.

Mais informações: (62) 3201.8905

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.