CI

Biodiesel já é fabricado em grande escala em GO

A Granol iniciou a produção de biodiesel em sua unidade de Anápolis (GO)


A Granol iniciou a produção de biodiesel em sua unidade de Anápolis (GO), com capacidade para produzir 100 mil m³/ano, no mês de novembro de 2006. A empresa, a primeira a produzir biodiesel em grande escala em Goiás, ainda dispõe de uma planta em Campinas (SP) com capacidade de 60 mil m³/ano, atualmente desativada, e outra em Cachoeira do Sul (RS), com capacidade para fabricar 120 mil m³/ano, em construção, com inauguração prevista para outubro de 2007.

Segundo Paulo Sérgio Donato, diretor administrativo da unidade de Anápolis, 36 mil m³ de biodiesel já estão vendidos para a Petrobras. O restante da produção deverá ter o mesmo destino. Em 2007 e 2008, acredita Donato, as inaugurações de grandes plantas de biodiesel intensificarão a demanda pelos óleos vegetais. “Isso conduzirá para um novo equilíbrio de preços no tripé grão/óleo/farelo, mas a disponibilidade de soja no Brasil ainda não terá os reflexos necessários, visto que o produtor perdeu dinheiro e se descapitalizou nestes últimos 2 anos.”

Soja

A partir da melhoria dos preços para o óleo e, consequentemente, para a soja na safra 2007, Paulo Donato acredita que o Brasil voltará a dar um salto no plantio do grão, o que deve ocorrer já na safra 2007/2008. “Além disso, estarão se solidificando as demandas pelo biodiesel, atendendo às exigências a serem cumpridas pelo protocolo de Kyoto, o que deverá elevar o preço do biodiesel aos patamares necessários para bancar a alta das materiais-primas.” Esse movimento ainda é sutil, afirma o executivo da Granol, mas já se faz sentir na demanda européia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.