CI

Bioindústrias serão fundamentais para a recuperação europeia

Conclusão é de um estudo europeu


Foto: Eliza Maliszewski

Um novo relatório publicado pelo Bio-based Industries Consortium (BIC), uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a Comissão Europeia - o órgão executivo da UE - e as indústrias europeias que produzem ou processam produtos de origem biológica, mostra como apoiar este setor permitirá à UE acelerar a recuperação económica e a transição para a neutralidade climática. 

A BIC visa contribuir para a sustentabilidade de longo prazo da sociedade por meio do desenvolvimento de modelos de negócios ao longo de cadeias de valor de base biológica, promovendo a biorrefinaria e a necessidade tecnológica que lhes corresponde. 

A indústria de base biológica cobre uma combinação única de setores, incluindo agricultura, agroalimentar, fornecedores de tecnologia, silvicultura, produtos químicos e energia. Seu objetivo é usar recursos naturais renováveis e tecnologias inovadoras para produzir produtos mais verdes para o dia-a-dia. 

Um forte setor industrial europeu de base biológica reduzirá significativamente a dependência da Europa dos combustíveis fósseis, ajudando a UE a cumprir as metas de mudança climática e levando a um crescimento mais verde e mais ecologicamente correto. 

“A indústria de base biológica contribui positivamente para os desafios ambientais, econômicos e sociais. Ela consegue isso usando matérias-primas renováveis domésticas da agricultura, silvicultura e pesca, bem como reciclando resíduos, biorresíduos e dióxido de carbono, e processando-os em biorrefinarias para fornecer soluções de base biológica para clientes e consumidores”, diz o texto. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.