CI

Bióloga: Campos menores reduzem perda de biodiversidade

“Por exemplo, em vez de plantar dois campos grandes, eles poderiam plantar oito campos pequenos"


Foto: Marcel Oliveira

Uma maneira muito eficaz de reduzir as perdas de biodiversidade nas regiões agrícolas é aumentar a quantidade de habitats naturais e semi-naturais, como florestas, sebes, faixas de pastagens e outras áreas não cultivadas. Isso levou a vários incentivos governamentais para que os agricultores deixassem algumas áreas fora de produção. 

Mas há limites para a quantidade de terras que os agricultores podem deixar para a biodiversidade, enquanto precedem as oportunidades para a produção agrícola. Nisso, os pequenos campos podem ajudar, segundo afirmou a professora e Biologia da Carleton University, em um texto publicado no The Conversation. Os agricultores podem manter ou aumentar a biodiversidad  em paisagens agrícolas  plantando suas colheitas em campos menores. 

“Por exemplo, em vez de plantar dois campos grandes, eles poderiam plantar oito campos pequenos, mantendo a mesma quantidade total de terra em produção. Observe que não se trata do tamanho de uma fazenda, mas do tamanho médio dos campos de cultivo”, comentou. 

Uma fazenda muito grande poderia, em teoria, ser composta por um número muito grande de campos pequenos, onde um “campo” é uma área em um tipo de cultura específico, como um campo de milho ou um campo de soja. Áreas adjacentes no mesmo tipo de cultivo são campos separados se forem divididos por até um pedaço estreito de não-campo, como uma mata, uma linha de cerca, uma trilha ou uma vala. 

“Meus colegas e eu descobrimos aumentos notavelmente consistentes na biodiversidade com a diminuição do tamanho médio dos campos, em oito regiões agrícolas muito diferentes em cinco países - e para uma grande variedade de tipos de vida selvagem”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.