CI

Biológicos podem reduzir custos em até 15% na cana

Residual maior, aumentando a possibilidade se fazer menos aplicações


Os custos de produção da cana-de-açúcar podem ser reduzidos em até 15% com o Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) e do controle biológico quando comparados com os do cultivo convencional. A afirmação é de Vinícius Lopes, gerente comercial em Cana da Koppert do Brasil, que destaca ainda os benefícios ambientais e à saúde.

De acordo com ele, essa economia nos custos de produção é ressaltado na cana-de-açúcar pelo fato de se tratar de uma cultura semiperene, com grandes ciclos produtivos. “Essas características favorecem o uso dos produtos biológicos por terem um residual maior, aumentando a possibilidade se fazer menos aplicações. Além disso, os biológicos tendem a ser mais baratos que os químicos”, explica.

Lopes salienta que o controle biológico para cana é utilizado há muitos anos no Brasil e sua efetividade já está mais que comprovada. O gerente da Koppert lembra que são utilizados tanto macro quanto microbiológicos no combate de várias pragas e doenças. Entre esses agentes, o mais conhecido é o Trichogramma galloi, uma microvespa parasitóide de ovos que evita o ataque da broca-da-cana (Diatrea sacchralis) nos colmos da planta.

A Koppert informa que tratou, na safra 2017/2018, nada menos que dois milhões de hectares de cana-de-açúcar. Isso representa um aumento de 160% em relação à temporada anterior (2016/2017). Mesmo com esse avanço, Lopes acredita que o uso do controle biológico pode ser ainda mais expressivo na cultura, e destaca para tanto três produtos específicos: Galloibug, que atua sobre a broca-da-cana, o Metarril, inseticida que controla a cigarrinha da raiz e o Trichodermil, fungo com ação fungicida e nematicida.

Confira mais sobre essa praga, bem como outras opções de controle no AgrolinkFito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.