CI

Biológicos possibilitam cultivo de tomate em região improdutiva

Mesmo com seca e altas temperaturas as lavouras tiveram grande produção com frutos de qualidade


Foto: Sheila Flores

Inicialmente ao arrendar o Sítio Boa Vista, propriedade localizada no Município de Itapeva, no interior paulista, o produtor Gerson Alves de Almeida, tinha como objetivo plantar milho. Isso porque parentes, amigos e vizinhos da região que tentaram o cultivo de tomate não tiverem sucesso devido ao histórico de doenças da região e altas temperaturas.

Mas, Almeida foi persistente e queria provar que era sim possível o cultivo da cultura na região e buscou no mercado ferramentas que possibilitassem sua produção. A solução encontrada foi o pacote tecnológico oferecido pela Biotrop, empresa que desenvolve soluções biológicas e naturais. “Começamos a utilizar as ferramentas da empresa desde a muda. Muita gente que plantou tomate nessa região diferentemente de nós, não conseguiu colher nada”, destaca o produtor.

A propriedade tem hoje 40 mil pés onde são realizados dois cultivos anuais. Para ter a alta produção que atingiu na última safra, de cerca de 500 caixas por 1000 plantas, entre as soluções da Biotrop utilizadas está o Stimutrop, um produto com caraterísticas únicas de fisioativação que combinam o estímulo ao crescimento de microrganismos benéficos, o desenvolvimento radicular robusto e a maior absorção de nutrientes pelas plantas.

Entre seus benefícios está a melhor estrutura de planta e raiz, facilidade de aplicação e potencialização da performance dos microrganismos que aumentam o equilíbrio e qualidade do solo. O produto, 100% natural, é ainda altamente compatível com microrganismos e agroquímicos e é rapidamente absorvido pelas plantas.

Outro produto utilizado nas lavouras do Sítio Boa Vista, é o Biotrio, um inoculante líquido composto por cepas exclusivas que potencializam a produtividade das culturas. Além de aumentar o sistema radicular, também dá aporte de microrganismos sinérgicos ao sistema solo-planta contribuindo para o crescimento da mesma.

Ainda segundo o produtor também foi muito importante neste pacote tecnológico utilizar o Biofree. Este é um aditivo para compostagem formulado com enzimas, metabólitos bacterianos e bactérias especiais, que aceleram o processo de decomposição natural dos resíduos orgânicos do solo, resultando em maior atividade microbiológica e biomassa enriquecida disponibilizando os nutrientes dos resíduos orgânicos. Somado a isso o produto melhora a absorvição de água e nutrientes. “Observamos que as plantas aguentaram as altas temperaturas. Hoje graças a Deus e aos produtos da Biotrop nossa lavoura está aqui produzindo muito bem para quem quiser vim ver. Muitos produtores vizinhos tiveram problema, mas aqui não”, destaca Almeida.

Outro fato comemorado pelo produtor é a qualidade dos frutos, que estão vigorosos e com coloração bonita. “As plantas suportaram muito bem a seca, e a parte de enraizamento foi muito boa também. E o que achei mais interessante foram as plantas que aguentaram altas temperaturas e depois as chuvas. Muitos vizinhos estão tento problemas de frutos rachados, e o nosso está sempre lisinho. Vamos terminar a colheita com as plantas verdes”, finaliza o produtor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.