Biomassa Florestal é destaque no Congresso Internacional de Biomassa – CIBIO 2016

Agronegócio

Biomassa Florestal é destaque no Congresso Internacional de Biomassa – CIBIO 2016

Evento ocorre nos dias 15 e 16 de junho
Por:
1962 acessos

A geração de energia a partir da biomassa florestal será tema do primeiro dia de debates no Congresso Internacional de Biomassa (CIBIO 2016), que acontece nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/06), em Curitiba/ PR. Um dos palestrantes será o pesquisador da Embrapa Agroenergia José Dilcio Rocha, que falará sobre a produção e uso de briquetes e cavacos de madeira.

O pesquisador afirma que os produtores rurais têm na geração de biomassa para energia mais uma opção de renda. "Hoje, os produtores têm a possibilidade de produzir, além de alimentos, sua própria energia. Plantios dedicados de florestas energéticas em áreas específicas das propriedades – sejam pequenas, médias ou grandes – contribuem para diversificar a renda Tais plantios podem ser usados, internamente, suprindo as demandas das propriedades ou exportados para fora da porteira, gerando renda e agregando valor à sua produção global".

Embora o uso de espécies florestais para gerar energia seja muito antigo, este setor é uma porta aberta para a inovação. "Na área de transformação e uso final existe atualmente muitos avanços na indústria de equipamentos de produção de cavacos, briquetes e péletes. Todas essas transformações objetivam melhor aproveitamento da matéria-prima, menos geração de resíduos, otimização da logística com o aumento da densidade energética desses biocombustíveis sólidos, automação de processos para maior segurança e confiabilidade nas operações", afirma o pesquisador, antecipando o conteúdo que abordará na palestra.

Paralelamente ao CIBIO, acontecerá a Feira Internacional de Biomassa - EXPOBIOMASSA, que reunirá fabricantes de máquinas e equipamentos, tecnologias, produtores de biomassa como péletes, cavacos de madeira, carvão vegetal e temas relacionados a energias. O evento é realizado pela FRG Eventos do Brasil e pelo Paraná Metrologia. Os principais apoiadores são o Sistema Senai, a Federação das Indústrias do Estado Paraná, Tecpar, WBA, ABDG, UNICA, ALCOPAR, ABIPEL, Sistema Ocepar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink