CI

Biomassa pode garantir 13% da geração de energia do país

Esse e outros temas serão apresentados durante o 8º. Congresso Internacional de Energia e a 6ª. BioTech Fair


A biomassa é hoje uma das grandes alternativas para produção de energia limpa e renovável. Somente o bagaço de cana-de-açúcar tem um potencial de geração de eletricidade superior a 1,5 milhão de quilowatts/ano. Os números mostram maior potencial se levarmos em conta que, das 440 usinas de cana de açúcar em atividade no Brasil, apenas 100 usinas produzem eletricidade para o sistema elétrico nacional. Segundo o Instituto Acende Brasil, os canaviais existentes no Brasil poderiam gerar cerca de 14 milhões de quilowatts/ano.


Além da cana de açúcar, os resíduos sólidos também têm grande potencial, por meio de energia retirada do biogás. A previsão é que as tecnologias de gaseificação de biomassa tornem-se competitivas nos próximos anos segundo o Plano Nacional de Energia 2030, elaborado pelo Conselho Nacional de Política Energética. O Plano prevê a entrada em operação de sistemas de gaseificação de biomassa no setor sucroalcooleiro que gerarão 5% da energia do país. Já a previsão para 2030 é que essa participação cresça 13%.

No caso da biomassa de madeira, estudos revelam que atualmente esta fonte responde por 8,7% da matriz energética mundial e 13,9% da brasileira. A oferta de biomassa ?orestal se dá por resíduos (?orestais, industriais ou urbanos) ou plantações de ?orestas energéticas. Os resíduos ?orestais e industriais são a maior oportunidade no curto prazo, enquanto a oferta oriunda de plantações de ?nalidade exclusivamente energética ainda é pequena, mas tem grande potencial de desenvolvimento no longo prazo, em especial no Brasil.


Estes são alguns dos temas que serão abordados no 8º Congresso Internacional de Bioenergia e na 6ª BioTech Fair | Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis, que acontecem de 05 a 07 de novembro de 2013, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A 6ª BioTech Fair que acontece simultaneamente ao Congresso terá a participação de 50 empresas ligadas à produção de máquinas, equipamentos e tecnologias voltadas às energias renováveis, com destaque à biomassa e biocombustíveis. Ainda, será realizado o 2º Congresso Brasileiro de Eucalipto. Com organização do Grupo Cipa Fiera Milano e realização da Porthus, os eventos terão a participação de seis mil visitantes profissionais.
 
8º Congresso Internacional de Bioenergia
05 a 07 de novembro de 2013 - das 13h30 às 20h
ENTRADA GRATUITA – profissionais do setor

Eventos Simultâneos:
BioTech Fair | Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biocombustíveis.
II Congresso Brasileiro de Eucalipto

Local: Centro de Exposições Imigrantes /Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Transporte Gratuito - Estação do Metrô Jabaquara - saída de vans na Rua Nelson Fernandes, 400

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.