CI

Biopreparações mantém as plantas saudáveis e vigorosas

"A jardinagem orgânica é baseada em técnicas para combater pragas e doenças através do uso de preparações"


Para combater pragas ou doenças de jardins e pomares, os especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuparia (INTA) recomendam montar um armário de remédios verde com várias preparações caseiras. Terra de diatomáceas, infusão de alho, fermento em pó, produtos lácteos, cinzas de madeira e a inclusão de aromáticos são algumas das alternativas para o manejo sustentável. 

Verónica Monsutti, que é técnica do INTA Pergamino, Buenos Aires, considerava a biodiversidade uma ferramenta que deve ser cultivada diariamente por jardineiros e pomares. "A multifatoria de espécies vegetais, texturas de folhas, alturas, flores escalonadas, combinação de aromas emitidos por certos vegetais são aliadas para manter um jardim em perfeitas condições sanitárias", reconheceu. 

Nesta linha, ela explicou que "a jardinagem orgânica é baseada em técnicas para combater pragas e doenças através do uso de preparações de medicina orgânica que são naturais e não prejudicam o meio ambiente. Tudo isso busca alterar o comportamento de certas pragas animais e permite que insetos benéficos busquem refúgio para completar seus ciclos de vida", completa. 

Por sua vez, destacou como alternativa a inclusão de espécies que, devido ao seu cheiro, alteram o comportamento normal de determinadas pragas, além de alimentar o solo com produtos orgânicos, como adubo, fertilizantes de minhocas, farinha de ossos ou ressaca. 

"O primeiro passo é identificar a praga que danifica nossas plantas", disse María Eugenia Sticconi - especialista em arquitetura paisagística do INTA Pergamino, Buenos Aires. Para isso, ela recomendou observar toda a planta, identificando o grupo de insetos, ácaros e outros invertebrados que estão afetando nosso jardim ou pomar ou se é uma doença. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.