CI

Biosev diz que chuva em junho atenua seca em canaviais; empresa maximiza etanol

Chuvas neste mês consideradas dentro da média têm favorecido os canaviais da Biosev


Chuvas neste mês consideradas dentro da média têm favorecido os canaviais da Biosev, especialmente em São Paulo, e tendem a compensar a perda de umidade observada após a estiagem no mês passado, diz nesta quarta-feira o CEO da companhia, Rui Chammas.

Segundo maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, a Biosev, braço sucroenergético da Louis Dreyfus Company (LDC), possui 11 usinas no Brasil, das quais cinco em São Paulo.

Em maio, a falta de chuvas acendeu o alerta em todo o setor quanto à qualidade dos canaviais a serem colhidos posteriormente, no terço final da atual safra 2018/19, iniciada em abril. Mas, segundo Chammas, a situação já está bem mais favorável agora. “(A seca) deve ter um impacto no canavial, sim. Mas a boa surpresa tem sido o mês de junho, com chuvas dentro da média. Isso pode fazer com que perda de umidade seja compensada”, afirmou o CEO da Biosev em teleconferência com analistas e investidores.

A empresa também tem usinas em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba, mas a situação dos canaviais nessas localidades é mais tranquila, afirmou Chammas.

A Biosev reportou na véspera uma moagem recorde de 32,7 milhões de toneladas de cana na safra 2017/18, encerrada em março, mas com prejuízo de 1,3 bilhão de reais.

Etanol

No ciclo vigente, Chammas comentou que a empresa está “desafiando limites” ao maximizar a produção de etanol, produto que tem remunerado mais que o açúcar.

“Hoje o etanol está pagando um prêmio de 10 por cento sobre o açúcar. Isso mais do que justifica maximizar a produção de etanol”, frisou.

O executivo acrescentou ainda que, por ora, a Biosev não tem planos de reativação da usina Maracaju, em Mato Grosso do Sul, e que acompanha “com atenção” os desdobramentos acerca do tabelamento de fretes.“Estamos atentos, buscando a compreensão de qual o cenário vigente”, disse, adicionando que a Biosev buscará meios legais para fazer valer acordos já acertados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.