CI

Biossurfactantes tem futuro animador 

Preocupação com os impactos ambientais e a motivação


Foto: Pixabay

O mercado global de biossurfactantes deve ultrapassar o valor simbólico de US$ 2,5 bilhões até 2026, de acordo com um novo relatório de pesquisa de mercado publicado pela Global Insights, Inc. O uso crescente de múltiplas aplicações de biossurfactantes, incluindo cuidados pessoais, detergentes domésticos, limpadores industriais, produtos químicos industriais, processamento de alimentos, têxteis e produtos químicos agrícolas, terá um impacto positivo no crescimento da indústria. 

A crescente preocupação com os impactos ambientais de materiais de base petroquímica nas formulações de produtos está impulsionando as tendências crescentes no mercado. Os surfactantes de base biológica ajudam a reduzir a tensão superficial dos fluidos e têm propriedades semelhantes às de seus homólogos sintéticos, permitindo uma mistura homogênea de produtos químicos. Essas principais métricas de desempenho aumentam o escopo de aplicação em máquinas de lavar louça e detergentes. 

Soma-se à preocupação com o meio ambiente a necessidade de produtos de melhor qualidade e maior vida útil nas indústrias têxtil e química. A crescente ênfase na substituição de surfactantes de base petroquímica, devido à sua alta toxicidade e baixa sustentabilidade e vida útil, deve impulsionar a demanda por surfactantes de base biológica. Padrões estão sendo desenvolvidos nas áreas de biossurfactantes para um uso mais eficiente dos recursos naturais, criando assim uma economia mais sustentável. 

De acordo com o relatório, o aumento do uso de produtos em função da mudança nas preferências dos consumidores por produtos de base biológica, devido aos riscos de efeitos colaterais dos ingredientes sintéticos, é um dos pilares que vão impulsionar essa indústria. Da mesma forma, regulamentações governamentais de apoio nos Estados Unidos e na Europa serão outro impulsionador do crescimento do mercado de produtos biológicos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.